Confira 7 alimentos que dão energia para correr

A corrida é um exercício de alto impacto e performance. Quem é adepto desse esporte não pode descuidar do treino e nem da saúde do corpo. Isso envolve cuidar da dieta, sempre priorizando alimentos que dão energia para correr.

Se você tem interesse em começar, não esqueça que passar por uma avaliação médica é importante para descartar qualquer risco. E é claro que, no quesito alimentação, apenas um nutrólogo ou nutricionista pode indicar as quantidades e indicar a melhor solução para o seu caso. Aqui no material que elaboramos, trazemos apenas uma ideia geral sobre o assunto. Vamos lá conhecer os alimentos mais recomendados.

 

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Alimentos que dão energia para correr

 

1. Carboidratos

Carboidratos são o combustível do corpo. Sem eles não têm condições do corpo suportar tanto esforço físico sem ter de onde tirar energia. Invista nos carboidratos para turbinar seus treinos.

 

Pães e massas são geralmente as primeiras que vêm à mente, certo? Então aposte nas versões integrais, pois são menos processadas e contém um teor maior de fibras. 

2. Ovo 

Excelente fonte de proteínas, o ovo consegue atender 10% das necessidades diárias de nutrientes do corpo humano. Ele atua na reparação e recuperação dos músculos, o que é de suma importância para quem pratica corrida. 

 

Outro aspecto positivo do ovo é que, além de ser um alimento que dá energia para correr, ele ainda pode ser consumido de diversas maneiras: cozido, frito ou mexido. 

3. Leguminosas

Elas precisam fazer parte da sua alimentação diária. Ricas em fibras, elas são fontes vegetais de ferro e têm baixo teor de gordura. Como bônus, elas são ótimas opções de acompanhamentos. Por isso, na sua próxima ida ao mercado, lembre-se de trazer feijão, grão de bico e ervilha. 

 

Atenção: em dias de treino ou prova, evite as leguminosas, para não sentir incômodo com gases. 

 4. Banana

Aquele clássico que você com certeza estava esperando para ver. A banana é um dos excelentes alimentos que dão energia para correr. É prática, durável e de bom preço. 

 

Além dessas vantagens, as propriedades da banana são excelentes para quem pratica qualquer atividade física. Fonte de potássio, carboidrato na quantidade ideal, fósforo, magnésio, cálcio e fibras. Esta fruta é de fácil digestão e cai bem tanto antes quanto depois dos treinos. 

5. Peixe

Escolha as versões grelhadas, assadas e cozidas para consumir esse alimento. O peixe é rico em Ômega 3, um tipo de gordura insaturada que atua para a boa saúde do coração e ainda têm efeito antiinflamatório. Salmão, atum e sardinha são as opções mais indicadas quando falamos em alimentos que dão energia para correr. 

6. Pasta de amendoim

Alimentos que contém fibra são ótimos para que pratica corrida, pois ajudam a manter a saciedade, que combinada com o exercício, atua na perda de peso. 

 

O amendoim é fonte de proteína vegetal, que repara e constrói os músculos ativados com a atividade física. Sua gordura é boa e não apresenta riscos para a saúde mesmo se consumida com frequência. 

7. Castanha do Brasil

Famosa por ser rica em selênio, a castanha do Brasil é um antioxidante importante para o bom funcionamento da tireóide. Sem a quantidade de selênio mínima no organismo o corpo fica com o sono desregulado. 

E você deve saber que o sono é o elemento restaurador do corpo e mente, principalmente após esforço físico. Duas unidades de castanha do Brasil é o suficiente para suprir a quantidade de selênio e manter a tireóide em equilíbrio. 

Este conteúdo foi útil para você? Com estas dicas seu treino de corrida vai ser potencializado. Isso porque a dieta é um fator que influencia diretamente na saúde do organismo de maneira geral. Invista nos alimentos que dão energia para correr e acesse todo o seu potencial.

 

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