Conheça 5 alimentos ricos em proteínas

Alguns alimentos possuem mais nutrientes que outros, separamos alguns alimentos ricos em proteína para uma dieta saudável!

Você sabe quais são os alimentos ricos em proteínas? Há uma variedade deles no mercado. O principal motivo é que este nutriente é um dos itens principais na dieta saudável!

A proteína é uma cadeia de aminoácidos super importante para ter uma vida saudável. Além disso, ela pode influenciar a capacidade de contrair os músculos e de produzir anticorpos para a produção de novos tecidos.

Se você quer saber quais os alimentos que mais possuem proteínas, então leia este artigo.

Alimentos Ricos Em Proteínas

De acordo com os nutricionistas, a quantidade de proteínas para uma pessoa consumir por dia sofre variação de acordo com as características individuais de cada organismo.

Na teoria, a quantidade ideal vai de 0,8 a 1,2 gramas por quilo que a pessoa possui.

Portanto, se alguém pesa 60 kg, então ela deveria consumir a quantia de 48 e 72 gramas diárias de proteína.

Veja abaixo a lista com os tops alimentos ricos em proteínas.

1.Ovo

 

Os ovos são um dos alimentos ricos em proteínas mais conhecidos pelas pessoas.

Isso porque além de também serem ricos em várias vitaminas, ele possui um efeito antioxidante, junto com inúmeros minerais importantes para o organismo.

O ovo é um alimento que pode estar presente em várias receitas e ainda ajudar na dieta de pessoas que queiram ganhar massa muscular e definirem.

Na tabela nutricional, você pode conferir as seguintes características:

  • 1 ovo grande: 77 kcal, 5,28g de gordura, o,56 g de carboidrato e 6,26g de proteína;
  • ovo pequeno: 57kcal, 3,91g gordura, 0,41 g de carboidrato e 4,64g de proteína;
  • 1 ovo médio: 68 kcal, 4,65 g de gordura, 0,49g de carboidrato e 5,51 g de proteína;
  • ovo extra grande: 89 kcal, 6,13g de gordura, o,65 g de carboidrato e 7,27g de proteína;
  • ovo jumbo: 100 kcal, 6,87 g de gordura, o,73 g de carboidrato e 8,14 g de proteína.

O valor nutricional de um ovo não muda dependendo da cor da casca do mesmo. Portanto, tanto ovos brancos, e vermelhos são igualmente ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais.

No entanto, uma coisa que pode mudar em relação ao valor nutricional do ovo, é apenas o seu modo de preparo.

Por exemplo, ao consumir um ovo frito sem óleo, sua proteína continua a mesma, o único fator que muda são as calorias, carboidratos e gorduras totais se comparado ao ovo frito com óleo.

A melhor forma de consumo é feita quando ele está cozido.

2. Soja

A soja é um alimento bastante completo quando o assunto se trata de valor energético e proteico.

Este é um alimento ótimo para todos os estilos de vida, assim, tanto veganos e vegetarianos podem se aproveitar deste alimento.

Ainda, a soja pode fazer a substituição de muitos alimentos de proteína animal, pois contém todos os aminoácidos necessários para isso, exceto a metionina e cistina.

Na tabela nutricional de 100g da soja, você pode encontrar as seguintes informações:

  • Calorias: 446 kcal crua e 173 kcal cozida;
  • Proteína: 36,49 g crua e 16,64 g cozida;
  • Gorduras totais: 19,94 g crua e 8,97 g cozida;
  • Gordura saturada: 2,8 g crua e 1,3 g cozida.

 

3. Carne vermelha

Considera-se que os melhores alimentos ricos em proteínas são de origem animal.

Uma dessas opções alimentares é a carne vermelha. Mas é preciso que tenha um cuidado maior com ela pois também possuem grandes fontes de gordura saturada.

A tabela nutricional de 100g da carne crua e sem gordura é a seguinte:

  • Valor energético: 114 kcal;
  • Carboidrato: 0 g;
  • Proteína: 20, 8 g;
  • Gordura total: 6,1 g;
  • Gordura saturada: 2,8 g;
  • Sódio: 50 mg;
  • Fibra alimentar: 0g.

A  carne bovina traz inúmeros benefícios para saúde quando ela é consumida de forma certa. 

Por conta de sua grande carga de proteína e vitamina, elas acabam sendo um dos alimentos certos para fornecer a energia necessária ao organismo.

4. Frango

O frango é um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro. Dentro das carnes brancas, ele é considerado uma das melhores alternativas por se tratar de uma comida menos gordurosa e calórica.

O frango é um alimento muito versátil de se preparar e cabe em várias receitas com diferentes tipos de preparo.

Em relação ao seu valor nutricional, você pode encontrar no frango, em uma porção de 100 gramas sem pele, a seguinte informação:

  • Valor energético: 125kcal;
  • Carboidrato: 0g;
  • Proteína: 20 g
  • Gordura total: 5 g;
  • Gordura saturada: 1,50 g;
  • Fibra alimentar: 0 g;
  • Sódio: 61 mg;
  • Colesterol: 52 mg;
  • Gordura trans: 0 g;
  • Ferro: 0,80 mg.

5. Camarão

O camarão está entre os alimentos mais ricos em proteínas de nossa lista.

Isso porque a cada 100 gramas, é possível encontrar 24 gramas de proteína.

Mas em relação a este alimento, ele não deve ser consumido todos os dias ou com alta frequência.

Principalmente, aquelas pessoas que possuem o colesterol mais alto, podem encontrar opções melhores como alguns peixes. O salmão, por exemplo, é riquíssimo em proteínas.

Em relação ao camarão, além da alta concentração de proteínas, recomenda-se ingeri-lo por até duas vezes na semana e, preferencialmente, com ele sendo cozido no vapor.

A tabela nutricional mostra os seguintes fatores para cada 100 gramas de camarão:

  • Calorias: 144 kcals;
  • Gordura: 2,35 g; 
  • Carboidrato: 1,24 g;
  • Proteína: 27,59 g.

Em uma xícara de camarão cozido você encontra:

  • Calorias: 209 kcals;
  • Gordura: 3,41 g; 
  • Carboidrato: 1,8 g;
  • Proteína: 40,01 g.

Percebe-se que ele é uma ótima opção de alimento para variar o cardápio de vez em quando e, assim, comer bem e de maneira diversificada.

Conclusão

Vimos então, alimentos ricos em proteínas que irão complementar sua dieta da melhor forma possível.

Logicamente, essa lista mostra apenas alguns dos itens que possuem grande concentração de proteína.

Existe uma infinidade de alimentos que podem fazer parte do seu cardápio e que te dão propriedades parecidas com esses que citamos aqui.

Ainda, você pode fazer a escolha entre alimentos de origem vegetal e animal, dependendo do seu estilo de vida, sem que você perca outras propriedades importantes ao fazer essa escolha.

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