Eles são a nossa salvação quando queremos fazer uma comidinha rápida. Mas você conhece os benefícios do ovo cozido para a saúde? Veja!

Veja os benefícios do ovo cozido e como ele pode melhorar sua saúde

Eles são a nossa salvação quando queremos fazer uma comidinha rápida. Mas você conhece os benefícios do ovo cozido para a saúde? Veja!

Pensando no seu bem estar, preparamos um conteúdo bem bacana para falarmos sobre os benefícios do ovo cozido para sua saúde. Mas antes, por que falar de ovo cozido e não frito?

Ao cozinhar o ovo, você está eliminando várias gorduras que são prejudiciais ao seu corpo. Além disso, ele é menos calórico, contendo em média 75 calorias, enquanto o frito pode conter até 40% a mais. 

Agora que você já sabe que o ovo cozido é melhor que o frito, vamos entender melhor sobre os benefícios desse alimento para a sua saúde e saber como melhor aproveitá-lo.

O consumo de ovo cozido fornece energia ao corpo

Se você tem uma rotina corrida e se sente cansado constantemente, vai gostar de saber que o ovo pode ser uma fonte de energia para o seu corpo e te dar mais disposição no seu dia a dia. 

Isso se justifica por este alimento conter quase todas as vitaminas e minerais de que o corpo necessita, como por exemplo o cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, vitamina E, folato e outros. Por isso, é recomendado fazer a ingestão dele pelo menos no café da manhã. 

Se você trabalha e é do tipo de pessoa que deixa para almoçar somente tarde, o consumo de ovo cozido durante a manhã é bem recomendado. O ovo é capaz de passar uma sensação de saciedade e isso vai ajudar a se manter sem comer por mais tempo, se concentrando melhor nas atividades do trabalho, por exemplo. 

Auxilia no ganho de massa muscular

O ovo também é um grande aliado para quem malha, por conter bastantes vitaminas, minerais e lipídios. Alguns desses nutrientes são responsáveis por reparar os tecidos musculares do corpo. 

Acontece que quando você malha, o estímulo nas células durante os exercícios fazem com que aconteçam microlesões do tecido muscular e é preciso reconstruir essas fibras dos músculos através da alimentação.

Proteínas como a Albumina podem ser encontradas no ovo e tem alto valor biológico. E por ela ter uma ótima biodisponibilidade, são melhores aproveitadas pelo organismo e rapidamente absorvidas, fazendo com que os tecidos lesionados se recuperem logo e seus músculos cresçam.

A Albumina está presente principalmente na clara, por isso algumas pessoas costumam comer apenas essa parte do ovo. Isso porque a gema possui algumas gorduras. Porém, pesquisas mostram que essas gorduras podem fazer mais bem do que mal para o organismo, veremos esses benefícios mais a frente.

 

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Benefícios do ovo cozido para a memória

Se você não lembra o que comeu ontem no jantar, agora vai passar a lembrar!  Algumas substâncias encontradas no ovo, como a proteína colina, agem diretamente no cérebro. Essa substância ajuda na formação do neurotransmissor acetilcolina, que regulariza a memória e a cognição.

O ovo cozido é recomendado para pessoas jovens, mas que tem problema de memória ou de aprendizado, por influenciar na cognição.

A proteína colina, que contém no ovo, ainda pode ajudar no controle cardíaco e na respiração. Porém, é sempre indicado consultar um médico para saber a quantidade exata para o consumo deste alimento no seu caso. 

Pode prevenir doenças

Os nutrientes do ovo também podem ajudar no fortalecimento dos anticorpos e prevenir algumas doenças como anemia e também doenças do coração. Médicos recomendam ingerir este alimento de forma moderada e preferencialmente cozidos, porque fritos podem conter maior quantidade de gorduras e colesterol como falamos lá no início.

Para quem tem problemas de colesterol, indica-se que coma somente a parte da clara do ovo, que contém menos gorduras. Mas se não tiver problema com isso, pode comer o ovo inteiro. Mesmo que esteja malhando e fazendo dieta, os nutrientes das duas partes (gema e clara) são igualmente importantes para o corpo.

Não é recomendado também comer o ovo cru, pelo perigo de se contrair outras doenças como a salmonelose, causada pela bactéria da salmonela, que se mantém viva nos ovos. Por isso, nada se seguir dica de alguém dizendo que consome o ovo cru na dieta, certo? Cozinhe o ovo e o calor eliminará as bactérias do alimento.

Ajuda no emagrecimento

Assim como no ganho de músculo e massa, o ovo é também é ideal para quem quer perder peso. Isso porque a ingestão do alimento promove uma rápida sensação de saciedade, o que leva a reduzirmos o consumo de calorias durante o dia.

 

O emagrecimento nem sempre está associado ao lado estético do corpo, mas também em casos de perda de peso por questão de saúde. Mas sem distinção, o ovo cozido na alimentação pode ser utilizado tanto para um fim quanto para o outro, apenas diferenciando em alguns aspectos, como a quantidade de consumo, por exemplo.

 

Vale ressaltar que adicionar o ovo cozido na sua dieta não levará a perda de peso instantânea, pelo contrário, pode fazer com que você ganhe mais peso. Para quem quer ganhar massa muscular, o ovo deve ser um alimento extra. Para quem quer perder peso, ele deve ser utilizado como substituto das refeições mais calóricas durante o dia.

Fortalece os ossos

Você já viu que o ovo é benéfico para ganhar massa muscular, emagrecer, prevenir doenças e vários outros benefícios. O que ainda não lhe contamos é que ele também é bom para os ossos. 

 

É possível encontrar neste alimento a vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio pelo corpo e no fortalecimento dos ossos. É recomendado comer ovo pelo menos três vezes por semana, principalmente quem tem problemas que envolvem os ossos, fazendo deste um remédio natural para o tratamento.

Prevenção à catarata e perda de visão

O ovo contém vitamina A, luteína e zeaxantina, substâncias essenciais para a saúde dos olhos. Ao consumir ao menos um ovo cozido por dia, as chances de desenvolver catarata e perda de visão reduzem, preservando a visão natural por muito mais tempo. 

Se você não tiver histórico de doenças oculares na família, é possível chegar à terceira idade com a visão boa e acima da média das pessoas com mais de 60 anos. 

Fortalece o sistema nervoso

A quantidade de vitaminas B12 presente no ovo são fundamentais para a aumentar a produção de sangue, bem como outros nutrientes derivados dessa vitamina. Em quantidade equilibrada no organismo, o sistema nervoso como um todo é beneficiada, uma vez que a taxa de B12 auxilia na manutenção dessa parte essencial do corpo. 

Combate a anemia e deficiência de ferro no sangue

Os benefícios do ovo cozido não param por aí. Por ser rico em ferro e ácido fólico, pode ser usado para ajudar a reparar a perda desses nutrientes no organismo. Também pode usar usado na prevenção de anemias e deficiência de ferro junto com outros alimentos, que favorecem a manutenção da saúde.  

Perguntas e respostas mais frequentes sobre os benefícios do ovo cozido

1. Comer ovo diariamente faz mal à saúde?

Não. O ovo pode ter essa “fama” porque sua gema é rica em colesterol, mas estudos mostram que o colesterol presente em alimentos naturais tem baixo risco de malefícios à saúde. 

Já os alimentos processados são potencialmente perigosos e desregulam o colesterol. É o caso do bacon, salsicha, presunto, linguiça, biscoitos recheados e fast food. 

2. Posso comer ovos quantos ovos por dia?

Não existe um consenso universal sobre a quantidade ideal de ovo que pode ser ingerida por dia. Mas alguns estudos mostram que consumir cerca de 1 a 2 unidades por dia é suficiente para a manutenção da saúde em pessoas saudáveis, segundo a Associação americana do Coração. 

Já para quem possui diabetes ou problemas no coração, o ideal é que o consumo diário não passe de 1 unidade. Justamente com uma alimentação equilibrada, é possível manter os níveis de colesterol e glicemia adequados.  

3. Ovo cru pode fazer mal à saúde?

Sim. O maior risco de consumir o ovo cru é infecção intestinal. Isso porque os ovos podem conter salmonela, uma espécie de bactéria potencialmente perigosa. Ela causa febre, vômitos e diarréias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. 

Por esse motivo, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que contêm ovos crus, tais como:

  • Mousses;
  • Maioneses;
  • Coberturas;
  • Recheios de bolos, etc. 

A melhor escolha é consumir o ovo cozido ou frito sem adição de óleo ou manteiga, para não aumentar a quantidade de calorias e de gordura consumida na dieta.

4. Como saber se o ovo está em condições de consumo?

Uma maneira muito eficaz de descobrir a qualidade do ovo é colocando-o ainda íntegro num copo com água. Se ele permanecer na superfície, é porque já contém muito ar em seu interior e por isso está velho ou estragado. Não consuma.

Caso ele afunde no copo, este está próprio para o consumo e você pode usá-lo para suas receitas. 

5. Ovo branco ou marrom?

Um dúvida é sobre a quantidade de nutrientes presente nos ovos brancos e marrons. Na verdade, os ovos de casca branca ou marrom trazem os mesmos benefícios à saúde, sendo importante na hora da compra observar apenas a qualidade da casca. 

Ela deve estar limpa, fosca e sem rachaduras. Já na hora do preparado, a clara deve estar espessa e viscosa e a gema firme e centralizada, sem se desfazer após a quebra da casca.  

Informações nutricionais do ovo cozido a cada 100g

 

  • Calorias: 146 kcal  
  • Proteínas: 13,3 g  
  • Gorduras: 9,5 g
  • Carboidrato: 0,6 g 
  • Colesterol: 397 mg 
  • Cálcio: 49 mg
  • Fósforo: 184 mg 
  • Vitamina A: 32 mcg  

 

Viu como os benefícios do ovo cozido são muitos? Esperamos que a partir de agora  possa implementá-lo na sua dieta. Por isso, preparamos outro conteúdo para você que tem uma rotina corrida e quer saber por quanto tempo pode armazenar os ovos na sua casa. Leia agora: Validade do ovo: qual a maneira correta de conservá-los?

Eles são a nossa salvação quando queremos fazer uma comidinha rápida. Mas você conhece os benefícios do ovo cozido para a saúde? Veja!