Benefícios do ovo cozido: conheça as vantagens que o alimento pode trazer para sua saúde

Pensando no seu bem estar, preparamos um conteúdo bem bacana para falarmos sobre os benefícios do ovo cozido para sua saúde. Mas antes, por que falar de ovo cozido e não frito?

Ao cozinhar o ovo, você está eliminando várias gorduras que são prejudiciais ao seu corpo. Além disso, ele é menos calórico, contendo em média 75 calorias, enquanto o frito pode conter até 40% a mais.

Agora que você já sabe que o ovo cozido é melhor que o frito, vamos entender melhor sobre os benefícios desse alimento para a sua saúde e saber como melhor aproveitá-lo.

O consumo de ovo cozido fornece energia ao corpo

Se você tem uma rotina corrida e se sente cansado constantemente, vai gostar de saber que o ovo pode ser uma fonte de energia para o seu corpo e te dar mais disposição no seu dia a dia.

Isso se justifica por este alimento conter quase todas as vitaminas e minerais de que o corpo necessita, como por exemplo o cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, vitamina E, folato e outros. Por isso, é recomendado fazer a ingestão dele pelo menos no café da manhã.

Se você trabalha e é do tipo de pessoa que deixa para almoçar somente tarde, o consumo de ovo cozido durante a manhã é bem recomendado. O ovo é capaz de passar uma sensação de saciedade e isso vai ajudar a se manter sem comer por mais tempo, se concentrando melhor nas atividades do trabalho, por exemplo.

Auxilia no ganho de massa muscular

O ovo também é um grande aliado para quem malha, por conter bastantes vitaminas, minerais e lipídios. Alguns desses nutrientes são responsáveis por reparar os tecidos musculares do corpo.

Acontece que quando você malha, o estímulo nas células durante os exercícios fazem com que aconteçam microlesões do tecido muscular e é preciso reconstruir essas fibras dos músculos através da alimentação.

Proteínas como a Albumina podem ser encontradas no ovo e tem alto valor biológico. E por ela ter uma ótima biodisponibilidade, são melhores aproveitadas pelo organismo e rapidamente absorvidas, fazendo com que os tecidos lesionados se recuperem logo e seus músculos cresçam.

A Albumina está presente principalmente na clara, por isso algumas pessoas costumam comer apenas essa parte do ovo. Isso porque a gema possui algumas gorduras. Porém, pesquisas mostram que essas gorduras podem fazer mais bem do que mal para o organismo, veremos esses benefícios mais a frente.

Benefícios do ovo cozido para a memória

Se você não lembra o que comeu ontem no jantar, agora vai passar a lembrar! Algumas substâncias encontradas no ovo, como a proteína colina, agem diretamente no cérebro. Essa substância ajuda na formação do neurotransmissor acetilcolina, que regulariza a memória e a cognição.

O ovo cozido é recomendado para pessoas jovens, mas que tem problema de memória ou de aprendizado, por influenciar na cognição.

A proteína colina, que contém no ovo, ainda pode ajudar no controle cardíaco e na respiração. Porém, é sempre indicado consultar um médico para saber a quantidade exata para o consumo deste alimento no seu caso.

Pode prevenir doenças

Os nutrientes do ovo também podem ajudar no fortalecimento dos anticorpos e prevenir algumas doenças como anemia e também doenças do coração. Médicos recomendam ingerir este alimento de forma moderada e preferencialmente cozidos, porque fritos podem conter maior quantidade de gorduras e colesterol como falamos lá no início.

Para quem tem problemas de colesterol, indica-se que coma somente a parte da clara do ovo, que contém menos gorduras. Mas se não tiver problema com isso, pode comer o ovo inteiro. Mesmo que esteja malhando e fazendo dieta, os nutrientes das duas partes (gema e clara) são igualmente importantes para o corpo.

Não é recomendado também comer o ovo cru, pelo perigo de se contrair outras doenças como a salmonelose, causada pela bactéria da salmonela, que se mantém viva nos ovos. Por isso, nada se seguir dica de alguém dizendo que consome o ovo cru na dieta, certo? Cozinhe o ovo, o calor eliminará as bactérias do alimento.

Ajuda no emagrecimento

Assim como no ganho de músculo e massa, o ovo é também é ideal para quem quer perder peso. Isso porque a ingestão do alimento promove uma rápida sensação de saciedade, o que leva a reduzirmos o consumo de calorias durante o dia.

O emagrecimento nem sempre está associado ao lado estético do corpo, mas também em casos de perda de peso por questão de saúde. Mas sem distinção, o ovo cozido na alimentação pode ser utilizado tanto para um fim quanto para o outro, apenas diferenciando em alguns aspectos, como a quantidade de consumo, por exemplo.

Vale ressaltar que adicionar o ovo cozido na sua dieta não levará a perda de peso instantânea, pelo contrário, pode fazer com que você ganhe mais peso. Para quem quer ganhar massa muscular, o ovo deve ser um alimento extra. Para quem quer perder peso, ele deve ser utilizado como substituto das refeições mais calóricas durante o dia.

Fortalece os ossos

Você já viu que o ovo é benéfico para ganhar massa muscular, emagrecer, prevenir doenças e vários outros benefícios. O que ainda não lhe contamos é que ele também é bom para os ossos.

É possível encontrar neste alimento a vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio pelo corpo e no fortalecimento dos ossos. É recomendado comer ovo pelo menos três vezes por semana, principalmente quem tem problemas que envolvem os ossos, fazendo deste um remédio natural para o tratamento.

Viu como o ovo cozido pode ser benéfico a sua saúde? Esperamos que a partir de agora possa implementá-lo na sua dieta. Por isso preparamos outro conteúdo para você que tem uma rotina corrida e quer saber por quanto tempo pode armazenar os ovos na sua casa.

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