Pensando no seu bem estar, preparamos um conteúdo bem bacana para falarmos sobre os benefícios do ovo cozido para sua saúde. Mas antes, por que falar de ovo cozido e não frito?
Ao cozinhar o ovo, você está eliminando várias gorduras que são prejudiciais ao seu corpo. Além disso, ele é menos calórico, contendo em média 75 calorias, enquanto o frito pode conter até 40% a mais.
Agora que você já sabe que o ovo cozido é melhor que o frito, vamos entender melhor sobre os benefícios desse alimento para a sua saúde e saber como melhor aproveitá-lo.
O consumo de ovo cozido fornece energia ao corpo
Se você tem uma rotina corrida e se sente cansado constantemente, vai gostar de saber que o ovo pode ser uma fonte de energia para o seu corpo e te dar mais disposição no seu dia a dia.
Isso se justifica por este alimento conter quase todas as vitaminas e minerais de que o corpo necessita, como por exemplo o cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, vitamina E, folato e outros. Por isso, é recomendado fazer a ingestão dele pelo menos no café da manhã.
Se você trabalha e é do tipo de pessoa que deixa para almoçar somente tarde, o consumo de ovo cozido durante a manhã é bem recomendado. O ovo é capaz de passar uma sensação de saciedade e isso vai ajudar a se manter sem comer por mais tempo, se concentrando melhor nas atividades do trabalho, por exemplo.
Auxilia no ganho de massa muscular
O ovo também é um grande aliado para quem malha, por conter bastantes vitaminas, minerais e lipídios. Alguns desses nutrientes são responsáveis por reparar os tecidos musculares do corpo.
Acontece que quando você malha, o estímulo nas células durante os exercícios fazem com que aconteçam microlesões do tecido muscular e é preciso reconstruir essas fibras dos músculos através da alimentação.
Proteínas como a Albumina podem ser encontradas no ovo e tem alto valor biológico. E por ela ter uma ótima biodisponibilidade, são melhores aproveitadas pelo organismo e rapidamente absorvidas, fazendo com que os tecidos lesionados se recuperem logo e seus músculos cresçam.
A Albumina está presente principalmente na clara, por isso algumas pessoas costumam comer apenas essa parte do ovo. Isso porque a gema possui algumas gorduras. Porém, pesquisas mostram que essas gorduras podem fazer mais bem do que mal para o organismo, veremos esses benefícios mais a frente.
Benefícios do ovo cozido para a memória
Se você não lembra o que comeu ontem no jantar, agora vai passar a lembrar! Algumas substâncias encontradas no ovo, como a proteína colina, agem diretamente no cérebro. Essa substância ajuda na formação do neurotransmissor acetilcolina, que regulariza a memória e a cognição.
O ovo cozido é recomendado para pessoas jovens, mas que tem problema de memória ou de aprendizado, por influenciar na cognição.
A proteína colina, que contém no ovo, ainda pode ajudar no controle cardíaco e na respiração. Porém, é sempre indicado consultar um médico para saber a quantidade exata para o consumo deste alimento no seu caso.
Pode prevenir doenças
Os nutrientes do ovo também podem ajudar no fortalecimento dos anticorpos e prevenir algumas doenças como anemia e também doenças do coração. Médicos recomendam ingerir este alimento de forma moderada e preferencialmente cozidos, porque fritos podem conter maior quantidade de gorduras e colesterol como falamos lá no início.
Para quem tem problemas de colesterol, indica-se que coma somente a parte da clara do ovo, que contém menos gorduras. Mas se não tiver problema com isso, pode comer o ovo inteiro. Mesmo que esteja malhando e fazendo dieta, os nutrientes das duas partes (gema e clara) são igualmente importantes para o corpo.
Não é recomendado também comer o ovo cru, pelo perigo de se contrair outras doenças como a salmonelose, causada pela bactéria da salmonela, que se mantém viva nos ovos. Por isso, nada se seguir dica de alguém dizendo que consome o ovo cru na dieta, certo? Cozinhe o ovo, o calor eliminará as bactérias do alimento.
Ajuda no emagrecimento
Assim como no ganho de músculo e massa, o ovo é também é ideal para quem quer perder peso. Isso porque a ingestão do alimento promove uma rápida sensação de saciedade, o que leva a reduzirmos o consumo de calorias durante o dia.
O emagrecimento nem sempre está associado ao lado estético do corpo, mas também em casos de perda de peso por questão de saúde. Mas sem distinção, o ovo cozido na alimentação pode ser utilizado tanto para um fim quanto para o outro, apenas diferenciando em alguns aspectos, como a quantidade de consumo, por exemplo.
Vale ressaltar que adicionar o ovo cozido na sua dieta não levará a perda de peso instantânea, pelo contrário, pode fazer com que você ganhe mais peso. Para quem quer ganhar massa muscular, o ovo deve ser um alimento extra. Para quem quer perder peso, ele deve ser utilizado como substituto das refeições mais calóricas durante o dia.
Fortalece os ossos
Você já viu que o ovo é benéfico para ganhar massa muscular, emagrecer, prevenir doenças e vários outros benefícios. O que ainda não lhe contamos é que ele também é bom para os ossos.
É possível encontrar neste alimento a vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio pelo corpo e no fortalecimento dos ossos. É recomendado comer ovo pelo menos três vezes por semana, principalmente quem tem problemas que envolvem os ossos, fazendo deste um remédio natural para o tratamento.
Viu como o ovo cozido pode ser benéfico a sua saúde? Esperamos que a partir de agora possa implementá-lo na sua dieta. Por isso preparamos outro conteúdo para você que tem uma rotina corrida e quer saber por quanto tempo pode armazenar os ovos na sua casa.
Leia agora: Validade do ovo: qual a maneira correta de conservá-los?