Os benefícios do consumo de ovos de codorna

O valor calórico e nutricional dos ovos de codorna os tornam uma ótima alternativa para consumo

O sabor dos ovos de codorna lembram um pouco o gosto dos ovos de galinha, mas vamos combinar que essas delícias tem um espaço todo especial na hora da composição dos pratos mais deliciosos, não é? 

Em relação aos ovos da galinha, os de codorna têm um tamanho muito menor. Mas não se engane, viu? O valor calórico e nutricional de cada ovo de codorna é muito mais rico e concentrado!

Hoje, você vai descobrir os principais benefícios de incluir esse aperitivo saboroso na sua rotina de alimentação e, de quebra, ainda vai conferir algumas receitas para fazer com os ovinhos. Vamos lá?

Combate a anemia

Para quem quer prevenir ou combater a anemia eles são uma ótima pedida! É que os ovos de codorna têm uma alta concentração de ferro, o que consequentemente faz com que eles aumentem o nível de hemoglobina no organismo.

Ao mesmo tempo, esse alimento também ajuda a remover toxinas e metais pesados presentes no corpo, combatendo a anemia. Nada mal, não?

Reduz a pressão arterial

O mineral responsável por esse resultado presente no ovo de codorna é nada mais, nada menos, que o potássio! Ele acaba atuando como um dilatador nos vasos sanguíneos, aliviando a tensão e o estresse causados nas artérias de um hipertenso, por exemplo.

Melhora a visão

A vitamina A presente neste alimento faz com que ele seja capaz de auxiliar na redução de problemas como a degeneração macular, afinal, ela age protegendo a visão. 

Além disso, as propriedades antioxidantes da vitamina fazem com que ela ajude a prevenir o desenvolvimento da catarata!

Você também pode gostar de ler:

Veja os benefícios do ovo cozido e como ele pode melhorar sua saúde

Você sabe quais são os riscos da salmonella? Descubra

Fortalece os ossos e dentes

É por isso que o consumo de ovos de codorna é tão recomendado para crianças em fase de desenvolvimento. A vitamina D presente nos pequenos ovos favorece a absorção de cálcio e fósforo. Não bastasse ser uma delícia para os pequenos, o alimento ainda faz com que eles cresçam fortes e saudáveis.

Equilibra os níveis de colesterol

Aquela história de que ovo pode aumentar os níveis do “colesterol ruim” não é uma realidade aqui, viu? A saúde do seu coração agradece sempre que você come ovo de codorna, afinal, existem muitos ácidos graxos (que auxiliam na saúde cardíaca) presentes no alimento.

Só para você ter uma ideia, o “colesterol bom” (HDL) compõe mais de 60% da gordura presente no ovo de codorna! É pra comer sem culpa!

Desintoxica o organismo

Com toda a poluição presente no ar e na água, por exemplo, fazer uma espécie de limpeza periódica no organismo é essencial. Os aminoácidos presentes neste alimento são capazes de liberar substâncias tóxicas do organismo por meio do contato com as toxinas. 

Fortalece o sistema imunológico

Eles estimulam a produção de anticorpos e apoiam a resposta do sistema imunológico por meio da presença da lisina, um aminoácido que ajuda na prevenção a várias doenças (entre elas o coronavírus).

Comer ovo de codorna engorda?

Quer mais uma boa notícia? Você pode comer despreocupado! O tipo de gordura encontrada nos ovos de codorna é saudável e o alto teor de proteína ajuda o seu corpo a ganhar massa magra

Mas não esqueça de consumir os ovos em uma quantidade moderada de acordo com a sua dieta. Faça com que eles sejam seus aliados junto a um plano de exercícios físicos rumo ao objetivo final!

O valor calórico e nutricional dos ovos de codorna os tornam uma ótima alternativa para consumo
O consumo de ovos de codorna podem ser inseridos em uma dieta específica, mas consulte um nutricionista antes

Além disso, o ideal é que você consulte um nutricionista para entender a melhor maneira de inserir esse alimento na sua rotina alimentar. Certamente, você só vai ter a ganhar!

Receitas com ovo de codorna

Huuum, agora que você já sabe o quanto essa delícia faz bem para a sua saúde, que tal colocar a mão na massa aí na sua cozinha e saborear pratos incríveis com este aperitivo. 

Separamos as nossas receitas favoritas com ovos de codorna São Pedro para você testar. Olha só:

Salada de ovos de codorna

Eles definitivamente combinam com tudo! Aqui, você pode misturar os ovos cozidos a vegetais crus ou legumes cozidos. Para temperar, um pouco de vinagre, ervas finas e iogurte natural como base.

Se quiser adicionar mais proteína ainda ao prato, experimente adicionar pedaços de bacalhau ou frango desfiado. Já deu água na boca por aí?

Leia também:

Entenda o que é e como funciona a assinatura do Clube do Ovo

Bolinho de carne com ovo de codorna

Separe um recipiente para misturar carne moída, creme de cebola, cebola e salsinha. Amasse bem e, em seguida, retire pequenas porções de carne moída para rechear (posicionar em volta) do ovo de codorna já cozido e descascado. 

Feito isso, é só empanar o bolinho e deixar o óleo esquentar bem para fritar (ou pré-aquecer a airfryer). Não tem segredo!

Espetinho de ovo de codorna

Praticidade e sabor juntos num aperitivo delicioso que leva apenas ovo de codorna cozido, tomate cereja, limão, azeite e pimenta-do-reino. 

É só cozinhar os ovos, juntar o tomate cereja inteiro e todos os outros ingredientes em um bowl. Mexa com cuidado e para dar um sabor mais especial ainda, coloque uma pitada de orégano. Seus convidados vão amar!Gostou do conteúdo? Nada se compara ao sabor delicioso dos ovos de codorna, mas é preciso também ficar atento à validade do produto. Você sabe o que fazer para conservá-los pelo maior tempo possível? Clique aqui e descubra a maneira correta de guardar os seus!