6 brincadeiras com caixas de ovos para crianças

É possível fazer brincadeiras e distrair as suas crianças com caixas de ovos, trazendo uma brincadeira divertida e criativa para casa. Nem sempre você precisa comprar os brinquedos e bonecas mais caros para que os seus filhos se distraiam. 

Às vezes é importante mostrar que é possível se divertir até mesmo com as coisas mais simples. Então, continue lendo pois daremos algumas ideias de brincadeiras que podem ser feitas com caixas de ovos para crianças. 

 

É possível fazer brincadeiras com caixas de ovos? 

Tirar um tempo para brincar com os seus filhos ou com as crianças que tem na sua casa é muito importante para a relação de vocês. É muito importante passar um tempo com a criança, desenvolvendo a sua imaginação e fazendo brincadeiras estimulantes que sejam divertidas para a criança. 

Portanto, uma excelente ideia é criar brinquedos com aqueles objetos que temos em casa e que, teoricamente, não têm mais utilidade. São muitos os restos que temos em casa que vão para o lixo.

Mas que, na verdade, podem ser utilizados com criatividade para divertir as suas crianças e até você mesmo. E tirar um tempo para fazer brinquedos a partir de objetos que não vão ser mais utilizados ajuda a estimular a criatividade dos pequenininhos.

Além de mostrar pra eles que não é preciso um brinquedo sofisticado para se divertir. Portanto, é interessante para mostrar que é possível se divertir com pouco e sendo criativo. 

Por isso, quando você for fazer o brinquedo, o ideal é chamar a criança para que ela faça junto com você. Parte da brincadeira é fazer o brinquedo junto com a criança, pode ter certeza que vai ser divertido. 

E a caixa de ovos é um desses objetos que temos dentro da nossa casa que jogamos no lixo toda semana. Mas, não precisa ser assim. A maioria das famílias compra ovos toda semana, como fonte de proteína, e quando a caixa acaba, ela vai direto para o lixo, certo? 

A partir de agora, ao invés de jogar essas caixas no lixo, guarde-as e quando você tiver tempo de brincar com seus filhos as utilize. 

Abra a sua mente para tudo que você tem na sua casa. Para divertir crianças, você às vezes precisa do mais simples possível, e a sua imaginação faz o resto.

 

6 brincadeiras com caixas de ovos

Não precisa se preocupar em ter talentos artísticos para fazer um brinquedo a partir de caixas de ovos. Muitas pessoas não fazem porque acham que não conseguem, mas, na maioria das ideias a aparência do brinquedo não importa tanto. 

Sem contar que parte da brincadeira é fazer o brinquedo junto com as crianças, deixar que elas decorem e se divirtam nesse processo. Então, separamos aqui 6 brincadeiras que são muito divertidas para fazer usando caixas de ovos. 

1. Atividades sensoriais para crianças pequenas

Pelas formas de uma caixa de ovo, você consegue fazer algumas brincadeiras para estimular o tato dos seus pequenos. Uma das atividades é simplesmente pegar uma caixa de ovo e dar para a sua criança, para ela sentir as suas diferentes formas. 

A partir dessa ideia, você pode fazer várias brincadeiras diferentes. Outra é a brincadeira do cotonete. 

Nessa brincadeira você faz uns furos no fundo da sua caixa de ovo, e deixa ela virada de cabeça para baixo. Então, o seu bebê tem que pegar cotonetes e encaixar nos buracos que você fez. Isso estimula os seus movimentos. 

Também, a mesma caixa que foi furada para a atividade com cotonete pode ser utilizada para a criança aprender a dar laços. 

2. Faça máscaras 

Uma ótima ideia é você usar a caixa de ovo para fazer máscaras com os seus filhos. A grande graça dessa brincadeira é decorar e fazer a máscara que seja mais a sua cara. 

Essa brincadeira é muito boa para quem tem filhos que estão na fase de desenhar muito, que adoram fazer arte. Corte a caixa e deixe dois buracos onde os ovos ficam. Esses buracos são os olhos da máscara. Então, decore e deixe a sua criatividade te guiar. 

3. Faça bichinhos

Essa é outra ideia que é 100% criatividade. Você pode pegar um buraco onde fica o ovo, cortar e pintar como quiser. 

Peça para a sua criança fazer um bichinho. Ele pode ser maior também, com mais de um buraco, o importante é usar a criatividade nesse momento. 

4. Jogo da velha

Você pode usar a caixa para fazer um jogo da velha. Primeiro, você precisa cortar deixando 9 espaços para o ovo, 3 linhas de 3. 

Então, você pode pintar como quiser, fazer a decoração que a sua imaginação pedir. Depois, pegue algum objeto para ser o X e o O de cada pessoa, e coloque dentro do espaço quando for brincar. 

5. Faça um meio de transporte

Além dos bichinhos, uma excelente ideia é fazer um navio ou um carro, até mesmo um caminhão com a sua caixa de ovos. Isso pode ser feito de muitas maneiras. 

O importante é você usar a sua imaginação para fazer o seu meio de transporte. Use uma ou mais caixas de ovos para isso, cole uma na outra, use os buracos como roda e deixe a imaginação guiar. 

6. Monte palavras

Você pode usar a caixa inteira, sem cortar nada, aquela caixa grande que é um quadrado. Então, pegue ela, vire de cabeça para baixo e use pedaços de outra caixa para fazer as letras. 

Faça uma peça para cada letra, repetindo aquelas que usamos muito. Então, você pode fazer palavras cruzadas montando palavras na caixa de ovo. 

 

Conclusão

Então, essas brincadeiras com caixas de ovos são só algumas das muitas que você pode fazer, é só usar a sua imaginação. A vantagem da caixa de ovo é que ela vem em uma forma muito específica que pode ser aproveitada para várias brincadeiras. 

Além de estimular a imaginação das crianças, você também as ensina que tudo pode ter um novo propósito e o desperdício pode ser evitado

E aí, esse artigo lhe deu ideias? Se sim, deixe aqui seu comentário e compartilhe-o nas redes sociais.