5 formas de comer ovos no café da manhã

Comer ovos no café da manhã pode trazer diversos benefícios para o seu organismo

Você já ouviu falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia? Pois é. Na verdade, toda refeição é importante, mas o primeiro alimento que você come no dia pode ser fundamental para o alcance dos resultados que você deseja ter, independente de quais sejam eles.

Comer ovos no café da manhã proporciona diversos benefícios para o organismo. Justamente por isso nós vamos mostrar para você diversas maneiras de preparar o alimento e se deliciar nas primeiras horas do dia. Vamos lá?

Por que você deve comer ovos no café da manhã?

Diminui a ingestão de calorias durante o dia

Para quem quer emagrecer, apostar em comer ovos na primeira refeição do dia pode ser fundamental. É que eles provocam uma variação de glicose e insulina no sangue bem menor. 

Isso significa que a grelina (hormônio que causa a fome) fica suprimida por mais tempo. O resultado é uma sensação de saciedade maior e redução do apetite durante o dia. Além disso, a ingestão de calorias nas refeições seguintes (almoço e janta) consequentemente é menor. Boa estratégia, não?

Estimula a perda de gordura

Quando combinado com uma dieta focada na redução de calorias, o consumo do ovo pode ajudar no emagrecimento. O alimento (principalmente a clara) possui uma substância chamada leucina que é muito utilizada por esportistas para reduzir a perda de massa magra e favorecer o emagrecimento saudável.

Leia também:

Validade do ovo: qual a maneira correta de conservar ovos? 

Conheça 9 exercícios para perder a barriga

Aumenta o gasto calórico

Se o seu objetivo é definir o corpo e, claro, emagrecer, o consumo de ovos pela manhã tem o poder de aumentar o gasto calórico e a perda de gordura corporal

Para você ter uma ideia, o efeito térmico dos ovos é maior que o do carboidrato, por exemplo. Isso representa maior energia na absorção, digestão e metabolização da proteína.

Estimula a hipertrofia

O ganho de massa muscular é outra vantagem para quem consome ovos no café da manhã. Para variar, este alimento ainda previne o tão temido catabolismo (condição em que o corpo utiliza a massa muscular para ter energia necessária para fazer exercícios).

Acrescentar os ovos ao seu café da manhã significa ajudar a garantir a quantidade de nutriente que você precisa e, de quebra, ainda estimula o anabolismo (conjunto de reações de síntese ou construção do músculo).

Favorece a saúde do coração

Sabe aquela história de que o consumo de ovos afeta negativamente o colesterol? Pois é. Muitos estudos já comprovaram que o consumo equilibrado desses alimentos não está relacionado a impactos no colesterol ou níveis de lipídio no sangue.

Além de beneficiar a saúde cardiovascular, o consumo de ovos no café da manhã protege da osteoporose e da diabetes tipo 2. É claro que você deve sempre optar por formas saudáveis de inserir essas delícias na sua rotina alimentar. Prefira preparar ovos cozidos ou mexidos (sem utilizar óleo ou manteiga) e não corra riscos.

Beneficia o cérebro e sistema nervoso

A colina é um composto potente presente no ovo capaz de reduzir a inflamação cerebral e prevenir o Alzheimer. Ela ainda cobre as deficiências de ácido fólico no corpo.

A fosfatidilcolina e a esfingomielina presentes no ovo permitem que os elementos como a acetilcolina, que age como um neurotransmissor, sejam sintetizados, o que favorece o envio de informações entre os nervos e os músculos. 

O resultado dos ovos no café da manhã, neste caso, é a melhoria da capacidade cognitiva, aumentando a concentração no trabalho e nos estudos. Para quem quer mais produtividade, é um prato cheio, não?

Você pode gostar de ler:

Entenda o que é e como funciona a assinatura do Clube do Ovo

Quantos ovos eu devo comer no café?

É sempre importante lembrar que a quantidade de ovos, o modo de preparo e todas as outras informações sobre esse consumo no café da manhã, de preferência, devem ser orientados por um nutricionista (principalmente se você quer alcançar algum objetivo específico).

É que as suas necessidades nutricionais vão ditar a inclusão do alimento no dia a dia. Depois, é só aproveitar os resultados!

5 formas de inserir o ovo no café da manhã

Mesmo que você não seja nenhum chef de cozinha, essas receitinhas simples vão ajudar você a se deliciar logo cedo:

1. Omelete de tomate com ervas

O omelete de ervas com tomates é uma opção leve para ser consumida no café da manhã
O omelete de ervas com tomates é uma opção leve para ser consumida no café da manhã

Ingredientes

2 ovos

1 pitada de sal

2 colheres de sopa de tomate picado

Ervas finas a gosto

Modo de preparo

Quebre dois ovos em uma frigideira antiaderente e tempere com uma pitada de sal. Deixe endurecer um pouco e acrescente o tomate e as ervas. Dobre o omelete e deixe mais um pouquinho no fogo para dourar.

2. Ovo cremoso

Ingredientes

2 ovos

2 colheres de sopa de queijo cremoso light

2 colheres de chá de cebolinha picada

1 colher de sopa de manteiga

Sal e pimenta

Modo de Preparo

Aqueça a manteiga em uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto. Adicione os ovos batidos, o queijo cremoso, a cebolinha, o sal e a pimenta. Com um garfo, mexa todos os ingredientes na frigideira até ficar cozido.

3. Pochê fast

O pochê fast é um prato sofisticado e fácil de fazer para comer no café da manhã
O pochê fast é um prato sofisticado e fácil de fazer para comer no café da manhã

Ingredientes

Água

Vinagre de arroz ou maçã

Pitada de sal

1 ovo

Modo de Preparo

Cubra o fundo da frigideira com água e um pingo de vinagre e aqueça até ferver. Adicione um pouco de sal. Quebre os ovos em recipientes individuais (como uma concha de metal ou caneca). Com uma colher, agite a água até que se forme um pequeno redemoinho. Com muito cuidado, jogue o ovo bem no meio e cozinhe até que a clara endureça. Remova com uma escumadeira.

4. Ovo cremoso

Ingredientes

2 ovos

2 colheres de sopa de queijo cremoso light

2 colheres de chá de cebolinha picada

1 colher de sopa de manteiga

Sal e pimenta

Modo de Preparo

Aqueça a manteiga em uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto. Adicione os ovos batidos, o queijo cremoso, a cebolinha, o sal e a pimenta. Com um garfo, mexa todos os ingredientes na frigideira até ficar cozido.

5. Crepioca com linhaça, queijo e ervas

Ingredientes

2 colheres de goma de tapioca hidratada e peneirada 

1 ovo 

1 colher (chá) de chia 

1 colher (sopa) de creme de ricota light 

Ervas finas a gosto

Modo de preparo

Com a ajuda de um garfo ou fouet, misture numa vasilha a tapioca, o ovo e a chia. Coloque a mistura numa frigideira antiaderente. Deixe endurecer por cerca de 1 minuto e acrescente o creme de ricota light e as ervas. Dobre a crepioca e deixe mais alguns minutos no forno para o queijo amolecer. Depois, é só aproveitar o sabor!

Gostou do conteúdo? Ter uma alimentação saudável pode ser um desafio para algumas pessoas, mas algumas estratégias facilitam esse processo. Nós criamos um infográfico exclusivo e gratuito com 5 passos fundamentais para quem quer começar uma reeducação alimentar

 

Basta clicar na imagem abaixo para acessar!