5 motivos para usar as claras pasteurizadas nas suas receitas

Se você consome muita clara, seja para consumo próprio ou por ser dona de uma confeitaria, as claras pasteurizadas são excelentes opções para você. 

É uma maneira diferente de comprar e consumir a clara que, por falta de conhecimento, as pessoas não dão muita chance. Por isso, separamos aqui os principais motivos e benefícios de se consumir a clara dessa nova forma. 

Então, continue lendo o artigo para entender o que é a clara pasteurizada, como ela é feita e quais os seus benefícios. 

 

O que são as claras pasteurizadas? 

O que são as claras pasteurizadas? 

Muitas pessoas nunca ouviram falar em claras pasteurizadas. Por isso, é bom, antes de mais nada, esclarecer o que seria esse produto. 

A clara pasteurizada é como se fosse uma clara líquida, é como se fosse o ovo líquido. Mas, só a parte da clara, sem a parte da gema. Esse produto é produzido a partir de ovos frescos, selecionados para isso, garantindo a sua qualidade. 

O processo de pasteurização é um processo de esterilização dos alimentos. Para isso, eles são expostos a altas temperaturas. 

Então, em seguida, a clara é submetida a temperaturas baixíssimas, fazendo um resfriamento súbito e rápido, para que qualquer microrganismo nocivo seja eliminado nesse processo. 

Não há a adição de nenhum tipo de conservante, sendo um alimento natural, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Ela é usada muito para uso pessoal mas, principalmente, por confeitarias para as receitas, por ser mais fácil e prática. 

Afinal, quando você compra já só a clara, você não precisa perder tempo quebrando os ovos e separando a clara da gema. Em geral, você vai comprar a clara pasteurizada no mercado em pacotes pelo seu peso. 

Cada 1 kg de clara equivale então, aproximadamente, a 31 ovos. Portanto, como se fossem 31 ovos que você teria que separar a clara da gema. 

A clara, é um produto que tem um alto valor nutricional, sendo rico em proteína e excelente para o nosso organismo e de fácil absorção. Além de ser rica em proteína, a clara tem pouquíssimas calorias. 

Por isso, muitas vezes é preferida à gema. Principalmente para atletas ou pessoas de dieta. Para uso pessoal, a clara pasteurizada é muito utilizada em shakes ou em receitas fits, por pessoas que treinam e/ou estão de dieta. 

 

5 motivos para usar as claras pasteurizadas

Para muitos, as claras pasteurizadas ainda são uma novidade no preparo de receita. Confira as vantagens e o porquê substituir esse ingrediente.

Muitas pessoas não compram claras pasteurizadas porque estranham a ideia de comprar um produto já separado. Pois, assumem que o produto passou por algum processo de conservação, adicionando algum elemento químico que possa ser prejudicial. 

Mas, isso não é verdade. É um processo totalmente natural e que garante que o alimento mantenha todos os seus benefícios e nutrientes. Portanto, separamos aqui os 5 motivos que você pode ter para usar as suas claras pasteurizadas ao invés de comprar os ovos como normalmente fazemos. 

1. É um alimento muito seguro 

Ovo é um dos alimentos que temos que ter cuidado na hora de consumir, pois existe um certo perigo no seu consumo se não for bem armazenado. 

A salmonela é uma bactéria que pode ser encontrada no ovo, em alguns casos, e é muito prejudicial para o nosso organismo, trazendo alto risco para a nossa saúde. A proliferação dessa bactéria ocorre porque o ovo é propício para isso. 

Então, quando mal armazenado ou mal transportado, isso pode ocorrer gerando mal-estar e diarreia em quem consumir esse ovo. Mas, quando você compra a clara pasteurizada, como foi explicado anteriormente, ela passa pelo processo de esterilização. 

Com isso, ela inibe o crescimento de qualquer microrganismo que possa ter no ovo, sendo a salmonela uma delas. Por isso, é uma forma segura de consumir clara de ovo.

2. Sua utilização é mais fácil e prática 

Esse é um dos principais motivos para a compra de clara pasteurizada, principalmente por pessoas que a utilizam para fazer receitas para vender, como por exemplo, em confeitarias. 

Pois, faz com que o processo seja muito mais rápido do que é normalmente, quando você compra o ovo normalmente. Para quem compra para uso próprio, é muito prática também, por economizar tempo na hora de fazer aquela receita com clara.

  1. A comida fica sem cheiro de ovo

Esse é um dos benefícios que, apesar de parecer bobeira, é levado muito em consideração por quem consome esses produtos. O ovo pode ter um cheiro muito único e que, muitas pessoas, não gostam muito, seja na hora de fazer ou de guardar. 

Quando você compra a clara já pasteurizada, ela vem sem cheiro, o que faz com que o seu armazenamento seja mais tranquilo, sem precisar de preocupações.

 4. Tem o mesmo valor nutricional do ovo 

Como foi falado anteriormente, a clara quando vem pasteurizada, ela passou apenas por um processo de esterilização, o que não afeta o seu valor nutricional. 

Sendo assim, a clara pasteurizada continua tendo todos os aminoácidos presentes no ovo, sendo rico em proteína e excelente para uma dieta. Na verdade, por ser concentrada, cada embalagem tem uma maior quantidade desses nutrientes do que um ovo normal.

5. Maior custo benefício e menos desperdício 

Quando você compra o ovo, você tem que separar a clara da gema, ovo por ovo, para ter apenas a clara, certo? Nesse processo, querendo ou não, você não consegue tirar toda a clara da gema e acaba perdendo um pouco. 

Por isso, há um maior desperdício quando você separa a clara e a gema na mão. Por isso, quando você compra esse produto, você evita esse desperdício

Com isso, você acaba tendo um maior custo benefício, valendo mais a pena economicamente comprar a clara pasteurizada se você a utiliza muito. 

 

Conclusão

Então, as claras pasteurizadas são excelentes para você ter uma nova opção de consumo de clara, economizando dinheiro e tempo. 

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, esse produto tem os mesmos nutrientes que um ovo normal, sem perder ou adicionar nada. 

E aí, esse artigo tirou algumas dúvidas que você tinha sobre esse produto? Se sim, deixe aqui seu comentário e compartilhe com seus amigos.