8 curiosidades sobre ovos que você precisa saber

As 8 curiosidades sobre ovos que você precisa saber! Leia a matéria completa!

Existem muitas curiosidades sobre os ovos que grande parte da população desconhece. O ovo é um alimento presente praticamente em todo tipo de cardápio, doce ou salgado.

Além de ser um item super diverso e acessível, ele é considerado como um dos alimentos mais completos que o ser humano tem à disposição. Isso porque o ovo é uma excelente fonte de proteína e tem as vitaminas consideradas essenciais para a manter a nutrição de um indivíduo.

Existe muita coisa por trás da produção de ovos e seu consumo e hoje, traremos algumas curiosidades interessantes para que você fique por dentro do assunto.

Curiosidades que você não sabia sobre ovos

 

O ovo é um dos alimentos mais versáteis do planeta, como já citamos na introdução. Seus valores nutricionais muita gente já está cansada de saber.

Por isso, trouxemos abaixo algumas curiosidades interessantes sobre este alimento nutritivo que pode ser comprado em qualquer lugar e se transformar em uma refeição completa.

1. Ovos são alimentos históricos

Desde os primórdios da humanidade os seres humanos já fazem consumo de ovos. Na Roma Antiga, os ovos de pavão eram os mais comercializados.

Geralmente, costumamos pensar que o consumo de ovos podem vir só da galinha, no entanto, outros animais também nos oferecem este alimento. Como no caso do:

  • Pato;
  • Codorna;
  • Ganso;
  • Peru.

Há também quem faça consumo dos ovos de avestruz ou emu, que são um dos maiores já vistos e que pesam entre 1 a 2 kg. Os peixes também nos proporcionam iguarias com suas ovas, como o caviar e a hilsa, que possuem inúmeros nutrientes.

2. Ovos são potencialmente nutricionais

Parte de qualquer dieta, os ovos são os alimentos mais nutritivos do planeta. Isso porque são uma fonte natural de proteína barata e de alta qualidade.

Assim, você pode achar mais da metade dessas proteínas somente na clara. Inclusive, ela possui vitamina B2 e quantias menores de gordura se comparada a gema.

Dentro dos principais benefícios da proteína do ovo estão a sua capacidade de:

Além disso, ele possui selênio, vitamina D, zinco e ferro. Ou seja, ótimo para quem quer manter a saúde em dia e evitar doenças como catarata e degeneração macular.

3. Tinham má reputação

Muita gente acha difícil de acreditar, no entanto, durante vários anos os ovos foram considerados prejudiciais à saúde. Justamente por conta do seu alto nível de colesterol.

Dentre as curiosidades está a que este alimento já foi vilão por caus ado colesterol

Logicamente, o ovo não é um alimento que se deva comer todos os dias, pois tudo em excesso atrapalha o bom funcionamento do corpo. Só que o colesterol é essencial para o organismo, como não há uma quantidade de ovos que você deve comer, busque não exagerar.

4. Ovos são alimentos simbólicos

Em várias culturas ao redor do mundo o ovo é sinônimo de uma vida nova, de renascimento e de um período fértil. Desde os primórdios da humanidade os ovos significam vida.

5. Ovo não é menstruação de galinha

Alguns simpatizantes do movimento vegano fazem campanha afirmando que os ovos são gerados a partir da menstruação da galinha. No entanto, isso não é verdade.

A gema do ovo é um óvulo que não foi fecundado. Portanto, não houve intervenção da célula reprodutiva masculina. Na mulher, a menstruação acontece quando o óvulo deixa de ser fecundado.

Mas isso só acontece duas semanas depois da ovulação, que é onde ocorre a liberação da gameta feminina. Afirmar esta frase de que o ovo provém da menstruação é um tanto quanto errônea.

Principalmente porque as galinhas não são animais mamíferos, portanto, possuem um sistema reprodutor totalmente diferente. Elas não possuem útero ou endométrio como os mamíferos, portanto, esta é uma informação falsa e completamente deturpada.

6. A pandemia aumentou a demanda por ovos

Durante a pandemia da Covid-19, um dos itens que mais aumentaram suas vendas foram os ovos. Algo que fez com que o preço do produto se elevasse.

O consumo de ovos durante todos os períodos históricos mais complicados sempre aumenta. A razão é por eles serem altamente nutritivos e baratos.  Sendo assim, podemos inseri-los em qualquer cardápio e realizar múltiplas funções, podendo diversificar a culinária.

7. Possuem vários usos

Se engana quem pensa que os ovos foram feitos unicamente para consumo interno. Seu uso vai muito além disso e muitas pessoas os utilizam como produto de beleza.

As utilidades acabam se diversificando e indo além. Você pode usar ovo como cola caseira, para limpar couro, para servir de adubo, enfim. 

Tanto o conteúdo que tem por dentro quanto a casca são reutilizados. A membrana que fica na casca, por exemplo, pode servir como um curativo temporário para cortes e arranhões.

8. Gaiolas em bateria são proibidas na União Europeia

Este é um dado interessante pois mais de 90% dos ovos europeus possuem registro. Isso significa que todas as galinhas foram vacinadas contra a salmonella e foram criadas segundo as normas de bem-estar que a lei impõe. 

Lá, as gaiolas foram substituídas por gaiolas maiores e que foram enriquecidas. Assim, as galinhas podem ficar mais livres e realizar suas ações instintivas como se empoleirar, tomar banho de poeira, fazer ninhos, etc.

Aqui no Brasil isso não é uma prática comum. Geralmente o produtor oferece condições precárias para que as galinhas vivem na granja. Poucas empresas possuem um cuidado maior, oferecendo às galinhas uma alimentação saudável e deixando que elas vivam em terreno aberto.

 

Conclusão

 

Vimos então um pouco das curiosidades sobre os ovos e como ele é importante não só para o consumo, mas para a vida em geral. Os ovos possuem diversos nutrientes fundamentais para o desenvolvimento humano. 

É imprescindível que todos tenham ciência dos seus efeitos. Por exemplo, na infância, seu consumo pode ajudar muito no aprendizado, pois possui ômega 3 e DHA, componentes essenciais para a ação cerebral.

O cálcio ajuda no desenvolvimento dos ossos e contribui para um corpo fortificado e para uma dieta balanceada, visto que possuem muito pouco carboidrato.

Conte-nos nos comentários se você já conhecia alguma dessas curiosidades e compartilhe o conteúdo para que mais pessoas possam se informar sobre este alimento versátil