Dia do ovo – veja como é o consumo deste alimento pelo mundo

Que o ovo é um alimento completo, todo mundo sabe. E é um alimento consumido no mundo inteiro, de diversas formas: cozido, frito, mexido e até cru – apesar de este último não ser muito recomendado. Ele é tão popular que foi instituído o dia do ovo! Sabia dessa?

Se você até hoje não sabia da existência do dia do ovo, nós da Ovos São Pedro, elaboramos este artigo para falar sobre essa data e ainda te mostrar como esse alimento é consumido ao redor do mundo. Bora lá?

Mas por que existe o dia do ovo?

O dia do ovo é comemorado toda segunda sexta-feira de outubro. Esta data foi instituída por uma comissão internacional, no ano de 1996, com o objetivo de divulgar os benefícios dos ovos para a saúde e aumentar o consumo dele.

Os ovos são ricos em proteínas, vitaminas e minerais ao passo em que têm teor calórico baixo – 75 calorias para ser exato. Ao todo são 13 nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros. Ideal para dietas de emagrecimento, ganho de massa muscular, para o funcionamento do cérebro, e outras vantagens.

Mas e a gordura? A gordura presente no ovo é de 4,5 g, o que equivale a 7% das necessidades diárias de uma pessoa adulta saudável. Um terço dessa gordura é saturada e o ovo não contém gordura trans.

Você está vendo que o ovo é completo em termos nutricionais, de baixo custo e versátil na cozinha, podendo ser prato principal ou acompanhamento, além de integrar receitas doces e salgadas, dos pratos mais simples aos mais sofisticados.

As maneiras de consumir ovos são as mais diversas. Mexidos, cozidos, em omeletes, suflês, bolos… as possibilidades são inúmeras! E já que começamos a falar delas, que tal ver agora como o ovo é consumido pelo mundo? Confira abaixo:

Como o ovo é consumido pelo mundo?

Não precisa esperar o dia do ovo chegar para incrementar o seu dia a dia com essas dicas culinárias. Dá uma olhada como o ovo integra a culinária mundial e se inspire.

França

Presente em diversos pratos franceses. Ovos en cocotte (uma espécie de escondidinho com ovos), ovo pochê (feito na água com vinagre), empanados, ovos mexidos, crepes, omeletes, suflês e em receitas famosas como o Croque Monsieur e o Crème Brûllée.

Turquia

Os ovos fazem parte de um café da manhã reforçado. Podem ser: cozidos, fritos na manteiga, em omelete ou então no menemen, receita de ovos mexidos com tomate e pimenta verde e bastante tempero.

Israel

Shakshuka: típico omelete israelense à base de ovo e tomate. Feito em uma frigideira de ferro fundido, com molho matbakh, cebola, pimentão, tomate e especiarias. 

Espanha

Já ouviu falar na tortilla de batata? É um clássico das receitas espanholas, assim como a paella e o gaspacho. Nas tortillas vão: ovos, batatas fritas e cebolas. Bem simples né? Ela pode ser degustada com molho em um sanduíche estilo baguete.

Japão

Em terras nipônicas, existe o tamagoyaki, um rolo de crepes de ovos finos de sabor doce. Na receita tradicional os ingredientes são: ovos, molho de soja, açúcar e mirin (vinho de arroz) e o tamagoyaki é preparado em uma frigideira quadrada. 

Esse tipo de crepe é enrolado na panela durante o preparo, em diversas camadas até terminar a massa de ovos. Depois de pronto, é cortado em porções e servido. É um prato muito apreciado e comumente encontrado em barraquinhas de rua. 

Gostou do nosso artigo? Mesmo que não seja o dia do ovo, é sempre uma boa ideia incluir este alimento na sua dieta. No artigo você aprendeu sobre a data e porque o ovo é um alimento benéfico para a saúde, além de conferir como ele faz parte da culinária de outros países. E já que estamos celebrando toda a versatilidade deste ingrediente de fácil acesso, que tal agora aprender:

– Receitas com ovos: aprenda a preparar pratos deliciosos!