Conheça 9 exercícios para perder a barriga

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Sabia que a circunferência abdominal é um indicador importante do status da sua saúde?

É mais que um problema estético, o acúmulo das gordurinhas podem trazer sérios problemas de saúde.

Isso porque a gordura abdominal está acumulada onde boa parte dos órgãos vitais estão localizados. Ela pode ainda ser do tipo visceral, mais profunda, e causa inflamações e problemas na digestão por liberar toxinas no organismo.

E para dizer adeus a esse problema nem precisa sair de casa. Basta colocar um tênis, roupas apropriadas, uma música animada e fazer os x exercícios para perder a barriga na sua sala. Confira no material!

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Mas por quê devo perder a barriga?

O peso nem sempre é um indicativo que as coisas não vão bem na saúde. E mesmo que você fala musculação se o peso na balança subir, saiba que a massa muscular pesa. 

Um exame chamado bioimpedância é a melhor opção para saber exatamente se você está precisando emagrecer e quanto precisa perder. A bioimpedância avalia a composição corporal e estima a proporção de massa magra, gordura e água corporal, e outros dados pertinentes sobre o estado nutricional.

Vamos te dar um exemplo: duas pessoas podem estar com o mesmo IMC (índice de massa corporal), mas com diferentes medidas na circunferência abdominal. E quem tem mais centímetros, está com a saúde mais ameaçada. Então fique de olho nessa medida!

Então respondendo a pergunta, é importante fazer exercícios para perder a barriga e priorizar uma alimentação adequada para evitar que a gordura abdominal cause doenças cardiovasculares e respiratórias. Estudos observaram até um significativo aumento nos casos de câncer em pessoas com circunferência abdominal maior.

Perigos associados à gordura abdominal

  • Infarto do miocárdio;
  • Acidente vascular cerebral;
  • Diabetes tipo 2;
  • Síndromes metabólicas;
  • Hipertensão; e
  • Doença arterial coronariana.

Para mulheres, por exemplo, o alerta já acende se a medida for acima de 95 centímetros. Para os homens, a partir de 110 centímetros a situação é preocupante. Antes de começar os exercícios para perder a barriga, meça sua circunferência abdominal com uma fita métrica na altura do umbigo, tomando o cuidado para a fita estar devidamente posicionada, sem estar dobrada ou torcida. Anote essa medida. Agora vamos aos x exercícios para perder a barriga!

9 exercícios para perder a barriga

1. Agachamento

É considerado um exercício completo. Ele trabalha as pernas, glúteos e abdômen. Fique atento à posição para não causar lesões e dores. Dica: mantenha o olhar fixo para a frente e não para baixo.

Mantenha as costas retas durante a execução, sem empinar o bumbum. Lembre de contrair o abdômen para não sobrecarregar a lombar e estabilizar a coluna. Desça como se fosse sentar em uma cadeira e deixe os pés paralelos ao quadril, os joelhos devem fazer um ângulo de 90 graus e suba novamente. 

 

2. Prancha frontal

É um exercício que queima bastante por ser isométrico – ele é um treino que força o músculo mantendo o corpo parado.

Para conseguir fazer a prancha: apoie os cotovelos e os antebraços no chão. as pontas dos pés precisam estar alinhadas com os cotovelos. Com abdômen contraído e a coluna ereta, mantenha-se firme nessa posição em sessões de 30 segundos pelo menos.

 

3. Aeróbicos

Eles são de grande ajuda para a perda de peso e são excelentes exercícios para perder a barriga. São diversas opções: caminhada, corrida, pilates, natação, bicicleta, artes marciais, entre outros. Encontre o que você mais gosta e sue a camisa!

 

4. Corrida local

É basicamente correr sem sair do lugar. É um ótimo exercício para perder a barriga e ainda serve de aquecimento para os próximos.

Você pode se apoiar em uma parede caso sinta um pouco de dificuldade. Ou mesmo usar um elástico amarrado nas pernas para aumentar a intensidade do exercício. Comece com séries de 1 minuto e vá aumentando gradativamente.

 

5. Pular corda

Quem ainda se lembra como pular corda? Esse é um dos ótimos exercícios para perder a barriga sem precisar sair de casa.

Ele exige um pouco mais de condicionamento físico e coordenação motora, portanto comece devagar e aumente a velocidade aos poucos. Intercale de 2 a 3 minutos de corda com exercícios musculares.

6. Bicicleta no ar

Uma variação do do exercício abdominal. Para esse exercício é ideal que você deite em um colchonete ou tapete para exercícios em vez de deitar diretamente no chão.

Deite com as costas apoiadas no colchonete, eleve as pernas sem tirar as costas do chão e simule pedaladas no ar. As mãos devem estar atrás da cabeça e o abdômen contraído durante todo o exercício.

 

7. Ponte

Esse é um dos mais simples e fáceis exercícios para perder a barriga. Deitado com as costas no colchonete, alinhe os braços ao lado do corpo. Eleve o quadril em direção ao teto, o máximo que puder e volte para a posição inicial. Quem dita a quantidade de repetições é o seu condicionamento, quanto mais, melhor!

 

8. Abdominal reverso

Tonifique os músculos inferiores da barriga e afine a cintura com esse ótimo exercício para perder a barriga.

Deitado de barriga para cima e com as pernas esticadas, apoie as mãos ao lado do corpo. Flexione os joelhos e levante as pernas, trazendo os joelhos o mais próximo possível do queixo. Desça as pernas esticadas tomando o cuidado de não encostar os pés no chão.

Complete 30 repetições no mínimo.

 

9. Abdominal com os pés elevados

Para esse exercício você pode usar uma bola de pilates ou mesmo uma cadeira como apoio.

Suspenda os pés, mantendo os pés flexionados com as mãos atrás da cabeça e eleve o tronco. Quando for ganhando condicionamento, experimente fazer sem o apoio da bola ou da cadeira.

Viu como é possível fazer exercícios para perder a barriga sem sair de casa? Antes de começar é bom procurar orientação para avaliar sua condição de saúde como um todo. 

Não esqueça de se manter hidratado e usar roupas adequadas. Caso sinta qualquer desconforto ou dor, pare imediatamente e não force. 

Que tal ler agora sobre os alimentos para ganhar massa muscular: quais incluir no cardápio?