Comida saudável: aprenda como fritar ovo na água em 3 passos

sabia que dá para fritar ovo na água? Descubra como!

Você já viu alguém fritar ovo na água? Pois é, apesar de ser algo bem incomum, existe sim a opção de você  conseguir ter um alimento mais saudável utilizando a água no lugar do óleo.

Quando se fala em ovo muita gente já tem em mente seu preparo sendo cozido, frito, mexido ou como omelete. Porém, há outras maneiras de realizar o preparo do ovo.

Na água, muita gente conhece o método poche, onde se cozinha o ovo inteiro e a gema é mantida mole. Porém, o ovo frito é algo diferente. Quer saber como fazer? Então continue lendo.

 

Tem como fritar o ovo na água?

há uma técnica específica para fazer um ovo frito na água e sem óleo

Fazer um ovo frito é algo prático e simples. Na correria ou na calmaria, apreciar este alimento é sempre algo bom e nutritivo. Porém, há quem não goste de comê-lo por conta do óleo.

Muitas pessoas, as que estão em dieta principalmente, evitam comer frituras por conta da saúde. Evitar alimentos gordurosos realmente é algo bom a se fazer, principalmente o ovo que retém muito óleo.

Mas, se você adora este alimento e não quer ter que evitá-lo, há maneiras de você realizar a fritura usando água. Apesar de parecer impossível, a água pode ser usada sim na fritura.

 

Como fazer fritura com água?

Tudo o que você vai precisar para realizar este procedimento é de uma frigideira com meia xícara de água e a quantidade de sal que você costuma usar.

Você então quebrará o ovo em uma tigela pequena e quando a água começar a levantar fervura, você irá mexê-la para que o sal seja bem dissolvido.

Então, já pode colocar o ovo com cuidado para que a gema não se quebre. Quando a clara estiver bem branquinha e dura, então você desligará o fogo e retirará o ovo com a escumadeira.

Esse processo pode trazer algumas dúvidas e responderemos algumas delas a seguir:

1. Fazer ovo na água é mais saudável?

Sim, a água é um elemento que não possui nenhum tipo de adição ou caloria além de ser completamente saudável para todos os organismos. 

Então ao optar por fazer ovo na água, você escolhe um jeito mais saudável de poder comer este alimento, já que o óleo é algo que pode gerar problemas ao organismo se consumido em alta quantidade por conta de sua alta caloria.

2. A fritura funciona apenas com ovo in natura?

A maneira mais indicada de fazer a fritura de um ovo é utilizando ovos in natura. Isso porque os ovos pasteurizados não ficam tão bons quanto o esperado. Porém, podem ser usados para fazer omelete.

3. O gosto do ovo feito em água fica diferente?

Os ovos são alimentos naturalmente sem sabor. Portanto, o gosto que se tem ao consumi-lo vem dos temperos adicionados e não do óleo.

Na realidade, o óleo só serve para fazer com que o alimento não grude na frigideira. Se você tiver frigideiras antiaderente, não será necessário usar nem óleo e nem água.

Isso porque o alimento não gruda na panela, sendo mais fácil realizar a fritura do alimento. O mais indicado, na verdade, é fazer esse alimento com água em uma frigideira que tenha a superfície lisa e não esteja velha.

Isso evitará que o ovo fique grudando e estrague o formato enquanto cozinha.

4. O ovo frito na água é indicado para alguém em especial?

Qualquer pessoa que queira comer esse tipo de ovo pode comê-lo. Porém, sua indicação é muito mais útil para quem está de dieta ou quem está com o colesterol alto e está evitando entrar em contato com alimentos gordurosos.

 

Motivos para comer ovo

o ovo não é vilão e é uma ótima fonte de proteína

O ovo é um alimento muito nutritivo e saudável. Além de ser rico em proteína, também acaba sendo uma fonte de vitamina A, D, E, K e do complexo B.

O alimento também conta com minerais como ferro, fósforo, manganês, potássio, ômega 3, dentre vários outros elementos.

Por essa razão, é importantíssimo colocar o ovo como parte de seu cardápio para que você consiga ter uma alimentação mais completa e balanceada. O modo menos saudável de fazer o consumo de ovo é frito.

Isso por conta do óleo. Por isso que a alternativa de usar água acaba sendo mais viável e melhor para a saúde. A melhor forma de consumir o ovo é ele sendo cozido.

Principalmente se o ovo for cozido por inteiro, até a gema. O segundo ovo mais nutritivo que tem é o poche. O ovo é feito na água fervendo só que sem casca.

O preparo é muito rápido, mas requer uma certa habilidade para fazer a quebra do alimento sem que ele se desmanche.

O omelete é a terceira forma mais saudável de fazer o consumo do ovo. Isso porque vários ingredientes são usados na mistura, o que torna ele ainda mais nutritivo.

Existe um modo de preparo de ovo que é muito famoso na França e se chama ovo cocotte. Assim como o ovo pochê, ele é feito na água. Porém, a diferença é que ele é colocado em um potinho e seu cozimento acontece em banho-maria;

Demora no máximo 20 minutos para que o ovo fique pronto e você possa saboreá-lo junto a sua comida.

Benefícios do ovo

O ovo possui vários benefícios para a saúde, como:

  • Aumento de massa muscular;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Diminui o colesterol ruim;
  • Mantém a saúde da pele;
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Preserva a saúde dos olhos.

 

Conclusão

Por fim, vimos então uma maneira mais saudável de comer ovo sem utilizar óleo, ao fritar na água. Sua preparação é muito rápida e fácil e não faz mal algum em quem o consome.

Ainda que o ovo não cause o aumento do colesterol do sangue em grande parte das pessoas, quem já tem uma predisposição genética para ter colesterol alto deve consumir o ovo com uma certa moderação, ou então encontrar vias mais saudáveis de consumi-lo, como mostramos aqui ao longo deste conteúdo.

Conte então se este artigo te ajudou e compartilhe-o com mais pessoas.