4 segredos para fazer uma massa de bolo perfeita | DESCUBRA!

Aprenda como fazer a massa de bolo perfeita e entenda melhor a diferença entre a preparação dela para pães, tortas e bolos

O que todo mundo que já fez um bolo fez, seja para comer ou vender, foi tentar acertar a massa de bolo. E isso pode parecer algo fácil e bem simples de se alcançar, não é mesmo?

Mas a verdade é que a massa de bolo para que fique gostosa e ainda se possa trabalhar confeitaria nela, precisa de todo um cuidado especial. E claro, nem todo mundo conhece que tipo de cuidado é esse.

A receita em si é muito simples, mas os ingredientes fazem total diferença na hora de alcançar o resultado esperado. Portanto, se você quer ficar por dentro dos segredos, continue lendo este conteúdo.

 

Como fazer uma massa de bolo?

você sabe de fato como fazer uma massa de bolo?

O bolo considerado perfeito possui tanto sabor, beleza e ingredientes selecionados para agregar a um bom recheio e a um visual incrível para quem o recebe.

Porém, nem sempre aquele bolo que parece lindo está também tão gostoso quanto parece. E como fazer a junção entre sabor, beleza e qualidade?

A preparação de um bolo é quase como se fosse uma arte e cada etapa precisa de um cuidado específico na hora de ser preparado. Dessa forma, separamos algumas dicas infalíveis para que você consiga fazer o melhor bolo possível.

1. Separe os ingredientes

Antes de mais nada, é fundamental que você faça a leitura de toda receita que você escolheu para checar se você possui todos os itens necessários para preparar a massa.

Escolher produtos de qualidade faz toda diferença no resultado final. Por isso, sempre leve isso em consideração, principalmente se o seu foco é realizar bolos para venda.

Cheque também a validade dos produtos para saber se estão bons para uso. Os ingredientes precisam estar em temperatura ambiente quando forem utilizados.

Isso porque quando forem introduzidos na receita, irão incorporar mais ar, dando mais estrutura e principalmente leveza a massa.

2. Observe as medidas 

A medida de um ingrediente precisa seguir exatamente aquilo que está escrito ali na receita. A adição ou a falta do mesmo pode prejudicar todo o resultado final do bolo.

Por isso, para o preparo da massa de bolo, é importante que você faça uso de medidores para acertar  a quantidade pedida. Use sempre uma faca para nivelar a proporção.

3. Atenção na hora de misturar

Depois que a separação dos ingredientes foi feita na medida certa, é importante se atentar ao modo de como você fará a mistura da massa.

Por exemplo, muitas pessoas usam os ovos diretamente da casca para realizar sua receita. Porém, o uso de ovos líquidos pasteurizados pode oferecer um resultado melhor na questão do controle de qualidade da massa.

Isso porque ele acaba se misturando melhor e encorpando mais junto a outros ingredientes. Seu uso é perfeito tanto para quem fará o consumo do bolo em casa, quanto para quem pretende vendê-lo.

Dando continuidade com a receita, os ingredientes secos devem ser peneirados para ficarem mais finos e assim a distribuição acontecer mais facilmente.

A peneira ajuda a eliminar os grãos maiores e a deixar a massa mais soltinha, o que é ótimo para evitar pelotas na mistura. Adicionar os ingredientes na ordem também é fundamental. O fermento deve ser o último dos itens a ser colocado para que não seja enfraquecido.

4. Vigie a forma de assar

O momento de assar é tão importante quanto a separação e preparação do bolo. Saber em que posição o bolo ficará ajudará em seu cozimento.

A assadeira deve estar em uma altura média e o forno deve estar preaquecido por pelo menos 10 minutos antes para que possa evitar o choque térmico da massa.

Saber a temperatura exata fará com que o bolo cresça de modo uniforme e asse por um todo. O forno não deve ser aberto antes da primeira metade do tempo total de cozimento por conta da diferença de temperatura, que pode fazer com que o bolo murche ou sole.

Abra o forno quase nos minutos finais do tempo de cozimento para fazer o teste de palito e saber se a massa precisa ficar um pouco mais de tempo no forno ou se já pode tirá-la.

 

Qual a diferença entre massa de bolo, torta e pão de ló?

a massa para pães e bolos é diferente

O pão de ló é um bolo levíssimo que tem uma massa de textura bem suave por conta da quantidade de ar que a massa tem ao bater os ovos com açúcar. A massa depois de assada fica dourada e firme, mas ainda bem flexível.

Como a massa não tem nenhum sabor adicionado a ela, pode-se utilizá-la em vários tipos de receita. Por ser leve, a massa não aceita muito bem coberturas pesadas, pois pode desmontar.

A massa de bolo comum já é mais pesada e leva mais ingredientes do que o pão de ló. Por ser mais firme e ter menos ar, aceita bem coberturas um pouco mais pesadas.

Já a torta é feita de maneira diferente. Sua massa geralmente é mais macia e o recheio sobressai muito mais do que a massa. Além disso, a elaboração de uma torta é diferente.

A base da torta é mais úmida ou então amanteigadas e crocantes. Pode-se fazer tortas também com base de bolo, a diferença será apenas na construção do item.

Provavelmente a massa terá que ser umedecida e levará mais recheio em sua construção. Existem diversos tipos de massa, e cada uma delas cumpre um propósito diferente.

Se o cliente quiser um bolo mais elaborado e com uma decoração mais pesada, ele deve optar por uma massa mais pesada para que ela possa igualar e aguentar as decorações.

Uma massa mais leve aguenta camadas mais finas de cobertura, como chantilly. E assim por diante. Saber qual massa é mais ideal para cada propósito fará com que você faça a receita perfeita.

 

Conclusão

Por fim, vimos aqui algumas dicas sobre como fazer uma boa massa de bolo e como a pessoa pode fazer isso a partir da técnica certa.

Conte aqui se este conteúdo te ajudou e compartilhe-o com mais pessoas interessadas no assunto e que desejam uma massa perfeita.