Galinha, pata e codorna: afinal, qual ovo é mais nutritivo?

Galinha, pata e codorna afinal, qual ovo é mais nutritivo

Você já parou para pensar qual tipo de ovo é mais nutritivo? A galinha não é o único animal que nos dá esse alimento. Os ovos de codorna e de pata também são muito consumidos.

Mas você tem ideia de qual deles é mais nutritivo, qual a diferença de cada um, o valor nutricional, dentre outras informações? Se não sabe então continue lendo este conteúdo porque separamos um artigo inteirinho com informações necessárias sobre o assunto.

Se você quer enriquecer sua alimentação e variar entre os tipos de ovos, vale a pena saber quais as principais características de cada um deles.

 

Quais as diferenças entre cada um dos tipos de ovos?

Quais as diferenças entre cada um dos tipos de ovosO ovo é um dos alimentos que entregam a maior quantidade de proteína para quem o consome. Seu custo x benefício é excelente, principalmente para quem está numa dieta balanceada.

Além do valor atrativo, o seu valor biológico é riquíssimo em diversos nutrientes. Por essa razão, acabam sendo um dos alimentos mais consumidos pelo brasileiro, além de ser parte importante em diversas receitas também.

Mas você sabe qual a diferença entre ovo de galinha, de codorna e de pata? Iremos explicar melhor isso logo abaixo para que você conheça as características de cada um.

Quais são os benefícios do ovo de galinha?

Geralmente, dentro de um ovo de galinha de 100g, podemos encontrar cerca de 134 calorias, 13 gramas de proteína, 8,9 de lipídeos, 1,6 gramas de carboidrato e 365mg de colesterol.

O ovo de galinha é uma fonte rica de proteínas e vitaminas do complexo B, das quais são muito importantes para oferecer energia ao indivíduo, ajuda na memória por conta da colina presente na gema, ajuda na perda de peso e ainda melhora o sistema imunológico.

Os benefícios vão muito além desses, fazendo com que o alimento seja um verdadeiro aliado para a saúde.

Quais os benefícios do ovo de codorna?

Num ovo de codorna, em 100 gramas podemos encontrar cerca de 177 calorias, 13,7 gramas de proteína, 12,7 gramas de lipídeos, 0,8 gramas de carboidrato e 568 mg de colesterol.

Se comparado com o ovo de galinha, ele é ainda mais nutritivo. Por ser menor e geralmente muito usado como petisco, o ovo de codorna tem uma fácil digestão, o que facilita o organismo a absorver rapidamente todos seus nutrientes, principalmente por ele conter bastante albumina.

Consumi-lo traz benefícios como:

  • Melhora de visão;
  • Equilíbrio do colesterol;
  • Fortificação dos músculos;
  • Redução de doenças terminais;
  • Melhora do metabolismo.

Um ovo de galinha consegue ser mais calórico do que cinco ovos de codorna. Então, para quem quer ter um controle maior de suas calorias, pode recorrer ao ovo de codorna.

Além disso, sua fonte de vitamina B1 supera a do ovo de galinha, contendo 140% de vitamina B1 se comparado a 50% do ovo de galinha.

Qual o benefício do ovo de pata?

Em um ovo de pata de 100 gramas, podemos encontrar cerca de 185 calorias, 12,8 gramas de proteína, 13,7 gramas de lipídios, 1,4 de carboidratos e 884 mg de colesterol.

É um excelente alimento para quem procura proteínas, ajuda a ganhar massa magra e contribui ativamente para um organismo mais saudável. Se comparado com o ovo de galinha e o de codorna, os ovos de pata são o que apresentam a maior carga de colesterol.

Mas, referente aos valores nutricionais ele acaba apresentando quase a mesma quantidade que o ovo de codorna. O ovo de pata costuma ser maior que um ovo de galinha e tem a casca mais grossa.

O ovo por dentro é mais transparente e sua gema costuma ser bem maior que uma gema de ovo de galinha.

 

Quais dos três tipos de ovo é melhor?

Quais dos três tipos de ovo é melhor

Falando em níveis de proteína, o ovo de codorna sai na frente dentre as outras duas opções. Na quantidade de lipídeos, os ovos seguem quase com a mesma quantidade, sendo o ovo de galinha o que apresenta menos teor.

Em relação ao colesterol, a substância se concentra mais nos ovos de pata e de codorna, sendo significativamente maior em comparação com o de galinha.

No valor nutricional, como ferro, zinco e retinol (Vit. A) podem ser achados em maior quantidade no ovo de codorna e de pata. Então, dependendo do tipo de dieta que você queira seguir, é importante você levar em consideração cada uma dessas características.

Onde encontrar as opções de ovos em Manaus?

Geralmente o ovo é vendido em mercados e lojas de bairro. Porém, sua procedência pode não ser das melhores. Por isso, é melhor você garantir o consumo de produtos que venham da granja, que possui todo um esquema de avaliação para poder comercializar os produtos.

Os Ovos São Pedro possuem tanto ovo de galinha como de codorna para você que quer consumir um produto de qualidade. Além disso, se você precisa dos ovos para outras finalidades, pode encontrar também sua versão pasteurizada, tanto para o ovo de galinha quanto para o de codorna.

Você pode fazer parte do Clube do Ovo para poder receber sempre a melhor mercadoria no conforto da sua casa. O Clube do Ovo é uma iniciativa que os Ovos São Pedro tiveram para que clientes assinantes recebam um plano condizente ao seu consumo a um preço justo.

Dessa forma, são montados kits que podem ter entregas mensais, quinzenais ou semanais e assim, você pode escolher aquele que melhor se encaixa com sua necessidade. São diversos kits como:

  • Kit prático pasteurizado;
  • Família plus;
  • Kit single;
  • Kit fitness;
  • Fitness plus;
  • Kit família.

Se você tem interesse, então acesse o site, escolha o seu kit, defina a frequência e receba os ovos em casa sem fazer esforço. Venha fazer parte do Clube do Ovo!

 

Conclusão

Por fim, vimos aqui então as principais diferenças entre o ovo de pata, de codorna e o de galinha. Seus valores nutritivos variam muito e cada um apresenta uma característica diferente.

Todos eles são ótimos para consumo e dependendo do seu interesse, é ótimo poder variar entre um e outro. Se você gostou desse conteúdo, deixe aqui seu comentário e nos diga qual seu tipo de ovo favorito.

Não se esqueça de entrar para o Clube do Ovo e receber ovos frescos em sua casa. Compartilhe este conteúdo com mais pessoas!