Ovo líquido: veja as vantagens de utilizar os ovos pasteurizados nas suas receitas

Ovo líquido: conheça as vantagens de utilizá-los em suas receitas

O ovo líquido, também chamado de pasteurizado, já é usado há bastante tempo na fabricação de alimentos. Até um tempo atrás apenas as grandes indústrias tinham acesso a eles. Mas agora esse produto está disponível também para o consumidor final.

Se você é dona de casa ou trabalha com fabricação de alimentos, como doces e salgados, atenção para este artigo.

A Ovos São Pedro vai mostrar quais são os principais benefícios do ovo líquido para as suas receitas. Você também vai conhecer o processo por trás da pasteurização.

Que tal conferir? É só continuar a leitura!

O que são ovos pasteurizados?

Na pasteurização, as claras e as gemas são rapidamente aquecidas e permanecem assim por um determinado tempo. Nesse processo, as claras e gemas podem estar juntas ou separadas.

A pasteurização elimina a salmonella (e outras bactérias que fazem mal à saúde), sem cozinhar as gemas e as claras. Isso dá segurança para o consumo, evitando riscos de contaminação pela salmonella.

Outros tipos de contaminação são evitados pela pasteurização. Não está entendendo? Calma, vamos explicar.

O ovo natural possui a casca porosa, que são pequenos furinhos microscópicos. Por eles podem entrar bactérias, mesmo quando os ovos estão estocados.

Ao passar pelas pasteurização, os ovos ficam livre de contaminações, pois ficam esterilizados e dentro de embalagens seguras.

É uma opção de alimento saudável para quem cozinha bastante em casa.

Leia também:
– Veja os benefícios do ovo cozido e como ele pode melhorar sua saúde
– Como montar uma confeitaria? Veja as partes essenciais do processo

O ovo líquido é mais vantajoso?

Ele é mais prático na hora de usar e estocar, visto que são usadas embalagens parecidas com as de suco ou de leite, economizando espaço na geladeira.

Caso o objetivo seja preparar uma receita com claras ou gemas separadas, existe essa opção no mercado. Além dos integrais, que, como o nome sugere, traz clara e gema no mesmo frasco.

Quanto aos valores nutricionais, eles são como qualquer outro tipo de ovo. Possui as mesmas calorias, vitaminas e minerais.

Faz bem à saúde

O ovos são considerados alimentos completos, porque possuem todos os nutrientes necessários para o dia a dia de uma pessoa. Em relação a outros tipos de proteínas, como a carne e o frango, também oferecem vantagens.

A principal é seu baixo custo. São ricos em nutrientes e ainda cabem no orçamento domésticos.

Outras vantagens

  • O ovo líquido (ou pasteurizado, como preferir chamar) não sofre perda de nutrientes na pasteurização;
  • A textura, cor e o sabor permanecem os mesmos, só alterando a sua forma, não mesmo dentro de cascas, mas em uma embalagem artificial;
  • São três versões: apenas gemas, apenas claras e integral. Isso facilita o trabalho na cozinha ao preparar determinadas receitas;
  • Ovos selecionados: os ovos usados na pasteurização são selecionados, evitando qualquer tipo de inadequação no consumo.

Confira o nosso canal no YouTube e veja como preparar receitas deliciosas! Clique aqui.

Por que usar o ovo líquido?

Integral pasteurizado

Ovo líquido pasteurizado é produzido a partir de ovos selecionados, sem utilização de conservantes ou qualquer outro ingrediente. Pela sua praticidade é ideal para ser usado em panificadoras, restaurantes, cozinhas industriais, supermercados etc.

Com ele, é possível desenvolver vários pratos, como massas e suplementos, maioneses e molhos, além de sobremesas como suspiros, quindins, merengues e pudins.

Pode ser utilizado em todos os processos que utilizam ovos in natura (ovos comuns).

Embalagens
350g (7 ovos)
01 kg (20 ovos)
05 kg (100 ovos)

Claras Pasteurizadas

A Clara de Ovo é um dos ingredientes mais versáteis que existem: Suspiros, Omeletes, Cremes e uma infinidade de outras receitas são baseadas nela.

Os melhores motivos para levar essas delícias para a sua cozinha são os benefícios das Claras Pasteurizadas. Entre outros, elas ajudam na definição dos músculos e na manutenção de uma pele saudável.

Isso se deve ao colágeno, essencial para os tecidos e a grande quantidade de albumina nas claras, cerca de 80%. Sendo um excelente suplemento alimentar para o seu treino.

Embalagens
350g (10 claras)
01 kg (30 claras)
05 kg (150 claras)

Gemas Pasteurizadas

Quem trabalha com alimentos deve estar sempre preparado para entregar produtos padronizados, desta forma a utilização de ovos in natura pode comprometer o processo, a solução são as Gemas Pasteurizadas.

Com a sua utilização o rendimento e a dosagem utilizada em suas receitas passarão a ser padronizadas, assim como os resultados.

Permitindo um maior controle e confiabilidade uma vez que as Gemas Pasteurizadas são tratadas para a eliminação de micro-organismos e bactérias como a Salmonella.

Embalagens
350g (20 gemas)
01 kg (58 gemas)
05 kg (290 gemas)

Agora que você já sabe como utilizar o ovo líquido e quais as vantagens, não deixe de conferir o nosso blog na internet. Nele, você encontra diversos conteúdos sobre a utilização dos nossos produtos. Clique aqui e leia!