Ovos em conserva: passo a passo para fazer em  casa

Os ovos em conserva são uns aperitivos bastante populares nas regiões do Sul e do Sudeste. Isso porque o alimento é prático, simples e muito saboroso.

Este tira gosto pode ser servido como entrada, pode-se colocá-lo nas saladas e em pratos quentes. Sendo consumido até mesmo como um acompanhamento nos churrascos.

Seu modo de preparo é muito simples e qualquer um pode fazê-lo. Então, se você está curioso em como transformar esse alimento em algo prático, continue lendo este conteúdo.

Aqui explicaremos melhor como ele é feito, quantos itens serão necessários para a preparação da conserva e tudo referente a esse processo. Pronto? Mãos a massa então!

Como fazer ovos em conserva dentro de casa?

A conservação de comida é uma prática que vem sendo feita desde a época pré-histórica. Há indícios de que nossos antepassados deixavam pedaços de mamute secando no sol para que a camada externa não ficasse podre.

Hoje em dia, as maneiras de conservar alimentos ainda são bem parecidas com as de antigamente. Mas com novas técnicas, o processo se tornou mais rápido e prático.

Há vários tipos de conversa e cada uma se adequa ao tipo de produto existente. Por exemplo, o processo é diferente para mercadorias sólidas, ou pastosas.

Para o ovo de codorna não é diferente. Existe um jeito certo para tornar esse ovo um aperitivo em conserva.

Abaixo, explicaremos algumas receitas e como você pode fazê-la corretamente para que sua degustação seja gostosa no fim das contas. Sabendo como fazer a receita, sua conserva pode durar dias.

1. Conserva ovo de codorna simples

Para fazer a receita simples, você vai precisar de 22 ovos cozidos já descascados, 600 ml de água quente, 400 ml de vinagre e 1 colher de sopa de sal.

O básico é você cozinhar o ovo e deixar uma água fervendo a parte. Depois que ela ficar morna, você deve colocar o vinagre e o sal juntos e colocar os ovos dentro dessa jarra já com o vinagre.

É necessário que o pote esteja esterilizado junto com a tampa. Por isso, antes desse processo, deixe o vidro mergulhado em uma panela com água fervendo.

Só o retire quando for colocar os ovos dentro. Com cuidado, você deve tampar e deixar os ovos descansarem dentro do líquido por pelo menos 3 dias.

2. Conserva de ovo temperado

O ovo de conserva temperado basicamente leva os mesmos ingredientes que a receita tradicional, adicionando apenas orégano, pimenta do reino e alho.

A salmoura para conservar deve ser feita com a quantidade de vinagre descrita acima, junto com a água e o sal. Nessa salmoura deve-se colocar pimenta do reino a gosto junto com o dente de alho inteiro e uma colher de orégano.

É interessante também colocar uma colher de azeite para que os ovos fiquem mais saborosos. Depois do recipiente já ter sido esterilizado, coloque os ovos cozidos no pote e junte-o ao líquido já preparado.

Outro ponto importante no preparo, é deixar essa conserva descansar por no mínimo três dias na geladeira com os ovos totalmente cobertos.

3. Conserva ovo de codorna Low Carb

Quem está de dieta não precisa se preocupar, o ovo de codorna em conserva também pode ser feito numa versão low carb e ainda assim fica delicioso. Esse é um ótimo aperitivo para quem está numa dieta restrita e deseja variar.

Todo processo de cozimento é idêntico ao processo anterior. Você deverá preencher o pote onde os ovos foram colocados até a metade com água em uma temperatura ambiente, e o restante do pote você vai preencher com vinagre.

O importante é deixar todos os ovos submersos para que garantam sua conservação e ele mantenha um sabor gostoso. Para o tempero, você pode usar sal, orégano e tomilho e misturar tudo isso. Espere uma semana para que os temperos apurem bem e depois, é só servir.

 

Dúvidas a respeito dos ovos de codorna em conserva

Aprenda a fazer ovos em codorna de maneira fácil

Muita gente ao fazer a prática da conservação pela primeira vez fica com dúvidas a respeito do processo. Por isso, responderemos algumas delas para que você faça com tranquilidade.

Qual pote é o ideal?

O ideal para que você faça uma conserva segura é comprando potes que possuam uma tampa de metal e um anel de rosquear para que ele faça a vedação do produto.

Os potes de vidros sempre serão mais interessantes por conta de sua fácil esterilização e segurança. Se o seu interesse for fazer conservas para serem consumidas a longo prazo, recomendamos que você utilize o jarro adequado para isso.

Mas se a conserva for para consumo rápido, você pode utilizar qualquer pote que tenha uma boa tampa. A fim de assegurar que o produto não entre em contato com o exterior e não seja contaminado durante o tempo que passar descansando.

Qual ovo eu posso usar na conserva?

Aqui mostramos algumas receitas com ovos de codorna. Mas, os ovos de galinha tradicionais também podem se utilizar desta técnica.

Muitos bares a utilizam para servir como acompanhamento junto a bebidas como cerveja. Aliás, não só os ovos podem ficar em conserva como também outros alimentos.

Qual o tempo de validade para os ovos em conserva?

Existem dois tipos de conserva de ovos, um deles vai à geladeira e o outro não. Os ovos refrigerados possuem validade de pelo menos 45 dias.

Já os ovos que não são refrigerados possuem uma acidez maior e tem um prazo de validade de 6 a 12 meses. O processo de preparo de ambos é um pouco diferente.

Para concluir

Vimos então como preparar ovos de codorna em conserva e algumas variações da receita. Além disso, respondemos algumas das principais dúvidas que as pessoas possuem ao procurar por este processo.

Os ovos de codorna são alimentos que caem bem em qualquer hora, principalmente quando os amigos estão reunidos. Como são um pouco chatos de descascar, a conserva ajuda que você faça vários de uma vez e os utilize em qualquer momento que tiver oportunidade.

Nos conte se você achou esse processo complicado ou caso ainda tenha alguma dúvida. Aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!