Entenda o que são os ovos pasteurizados e por que você deve tê-los em seu comércio

Um produto que está entrando no mercado alimentício e gerando lucros são os ovos pasteurizados. Pouco conhecido, ainda pela grande maioria dos consumidores, o ovo líquido tem inúmeros benefícios, tanto nutricional, como comercial.

Muitas empresas do comércio de alimentos, para se diferenciar da concorrência, passaram a vender além dos ovos comuns (in natura) os ovos pasteurizados, por eles serem mais seguros e duráveis, além de eles trazerem um alto valor agregado ao negócio.

Pensando nisso, a Ovos São Pedro, separou informações a respeito dos ovos pasteurizados, para você entender melhor para que serve e as melhorias que a venda do produto pode trazer para seu negócio. Confira!

O que são ovos pasteurizados?

Os ovos pasteurizados são uma mistura de vários ovos de galinha, que passam por um processo de pasteurização e são apresentados em uma forma prática para facilitar o uso em receitas ou em ambientes de cozinha industrial.

O processo de pasteurização consiste em aquecer o alimento a uma determinada temperatura e tempo, até resfriá-lo a uma temperatura inferior à de antes.

Após este processo, os alimentos são embalados e selados hermeticamente, evitando uma re-contaminação.

O produto pode ser produzido com as claras e gemas juntas ou separadas, para atender a diferentes necessidades de receitas e utilização.

Benefícios dos ovos pasteurizados

Confira alguns dos benefícios de uso dos ovos pasteurizados, a seguir:

Segurança alimentar

O processo de pasteurização elimina os microorganismos existentes, que podem ser considerados patogênicos para a ingestão humana, como a Salmonella e de outros agentes nocivos à saúde.

O resultado é um produto muito mais seguro e de qualidade.

Praticidade

Além de ser mais seguro que o ovo in natura, o ovo líquido é também muito mais prático, pela possibilidade de separação das claras das gemas.

Assim, pessoas com algum tipo de restrição alimentar ou mesmo atletas preocupados com a alimentação, podem escolher se querem comprar apenas as claras ou somente as gemas, dependendo da necessidade.

Embalagem e validade

Os ovos pasteurizados podem vir com a embalagem tetra park ou plástica (pet), que garantem mais durabilidade e prazo maior de validade do que em outras embalagens.

O produto ainda fechado em embalagem segura, pode durar meses em um estoque de cozinha caseira ou industrial, atendendo às necessidades de cada usuário. Já aquele que for exposto ao ar deve ser consumido em até 24 horas.

Mesma composição nutricional do ovo in natura

A transformação do ovo natural em pasteurizado não modifica a qualidade, sabor e aroma do alimento, que fornece as mesmas características organolépticas (cheiro, sabor, textura) de um ovo normal.

Você também pode gostar:

Conheça as boas práticas para um melhor armazenamento de alimentos perecíveis

Saiba quais são os riscos da salmonella para a sua saúde

Por que eles são melhores para vender?

Além desses benefícios vistos anteriormente, a venda de ovos pasteurizados traz grandes vantagens para o negócio.

Esses benefícios não somente agradam o consumidor final, como também, os revendedores do produto, que ganham na otimização de espaço com a estocagem e a redução de desperdícios, confira a seguir algumas vantagens:

Mais aproveitamento do produto: cerca de 2% de clara do ovo fica retida na casca;

Sem problemas com a eliminação de resíduos: a casca chega a representar 15% do peso do ovo;

Economia de espaço para estocagem: 1kg de ovo pasteurizado corresponde a 20 ovos in natura;

Armazenamento mais seguro: feito em embalagens esterilizadas, que evitam contaminação durante a manipulação. Além de reduzir o desperdício de ovos rachados ou quebrados.

Essas vantagens fazem com que os ovos pasteurizados tenham um apelo de mercado bem maior que os ovos in natura, permitindo que o empresário cobre um preço mais elevado na venda do produto, aumentando sua margem real de lucro em cima de um produto simples.

Ou seja, está mais do que na hora de esse produto prático, seguro e de qualidade ser vendido em seu negócio. Afinal, quando se almeja crescimento e sucesso empresarial, é preciso estar ligado nos principais produtos do mercado.

Gostou deste conteúdo? O que acha da ideia de oferecer os ovos pasteurizados no seu negócio? Acesse nosso site e veja todas nossas opções do produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *