Como fazer mousse de doce de leite para a sobremesa de Páscoa?

Como fazer mousse de doce de leite para a sobremesa de Páscoa

O domingo de Páscoa é uma das maiores datas comemorativas onde se reúne toda a família para confraternizar, e o que não pode faltar são as comidas e sobremesa de Páscoa, não é mesmo?

Apesar de ser uma festividade religiosa, a cultura de fazer um almoço para reunir a família, comprar ovos de chocolate e fazer uma decoração, abrange a maioria das pessoas.

Descubra, neste artigo, algumas opções de comidas e sobremesas para você servir no seu almoço de Páscoa!

 

O que servir na mesa de Páscoa?

O que servir na mesa de PáscoaTodos os anos, a Páscoa marca um encontro entre a família, que se reúne ao redor da mesa para conversar e experimentar alguns pratos e bebidas que tornaram-se típicos desta data.

Para aqueles que adoram se aventurar na cozinha, a Páscoa é um dos melhores momentos para inovar! Afinal, o que não faltam são opções para agradar a todos os paladares, desde carnes a frutos do mar.

E, claro, não pode faltar um espaço na mesa para as deliciosas sobremesas de Páscoa, não é mesmo? Além do tradicional ovo de chocolate, existem outras opções de dar água na boca.

Confira logo abaixo algumas opções de pratos deliciosos para você servir no almoço de Páscoa!

1. Arroz à grega

Apesar de ser uma receita típica do Natal, o arroz à grega também pode ser feito em outras ocasiões especiais, como no domingo de Páscoa. Este é um acompanhamento fácil para vários outros pratos e você também pode incluir os ingredientes de sua preferência no arroz.

2. Bacalhau ao forno

O bacalhau é um dos pratos mais típicos do almoço de Páscoa e a vantagem é que não leva muito tempo para ficar pronto. Para quem deseja um prato clássico, rápido e muito saboroso, essa é uma ótima opção!

3. Gratinado de batata com queijo

Outra boa opção para quem não quer ter muito trabalho para cozinhar, mas ainda deseja preparar um prato saboroso e diferente é o gratinado de batata com queijo.

4. Massa ao molho pesto com camarão

O nome é sofisticado, mas essa é uma receita bem simples e rápida de fazer, ficando pronta por volta de 30 minutos. A receita de massa ao molho pesto tem como principal destaque, justamente, o molho pesto, que vai:

  • Alho;
  • Azeite;
  • Amêndoas;
  • Queijo;
  • E manjericão.

5. Frango ao forno com especiarias

Para quem não é muito fã dos frutos do mar, o frango ao forno com especiarias é uma ótima alternativa. É possível servir este prato sozinho ou com algum acompanhamento, como o arroz à grega e para prepará-lo, é preciso marinar a carne com:

  • Alho;
  • Sal;
  • Limão;
  • Pimentão-doce;
  • Mel;
  • Gengibre;
  • pimenta-malagueta.

6. Ovos de colher

O que seria da Páscoa sem os ovos de chocolate, não é mesmo? Para a sobremesa, a ideia é servir os ovos de colher, que já estão na moda há alguns anos e a tendência é que continuem em alta.

É possível recheá-los com diferentes opções, desde os tradicionais brigadeiros até mousses. Além dos ovos de colher, você também pode apostar nos ovos de pote, que são bem recheados.

7. Ovos de bolo

Seguindo a mesma onda dos ovos de colher, a versão com recheio de bolo chama a atenção das pessoas. Esta é uma boa alternativa para aqueles que não são muito fãs de chocolate ou preferem uma opção mais fitness, já que é possível diversificar bastante no recheio.

8. Mousse de doce de leite

A mousse de doce de leite também é outra sobremesa que você pode servir no almoço de Páscoa e que fará um grande sucesso. A maioria das pessoas não resiste a esse prato saboroso e, além disso, é uma forma de inovar e sair um pouco do tradicional chocolate.

 

Como preparar o mousse doce de leite?

Como preparar o mousse doce de leitePara preparar a mousse de doce de leite, você irá precisar de:

  • Uma lata de creme de leite;
  • Uma lata de doce de leite;
  • Gelatina sem sabor;
  • Claras de ovo São Pedro pasteurizada.

Em primeiro lugar, acrescente o doce de leite e o creme de leite no liquidificador e bata até mudar a consistência. Depois, despeje em um recipiente e acrescente a gelatina sem sabor e misture novamente.

Bata os ovos em neve, que podem ser normais ou clara pasteurizada. Os ovos da São Pedro são boas opções, que irão dar um sabor mais gostoso para a sua sobremesa, principalmente as versões pasteurizadas.

Acrescente ao creme e leve à geladeira por cerca de 4 horas. Você também pode picar um chocolate em 4 partes e colocar por cima da mousse.

Não é necessário fogo para preparar uma mousse, a menos que seja para derreter o chocolate, pois é servida gelada. Após o preparo, é importante conservar a sobremesa na geladeira e consumir imediatamente após descongelar.

Como surgiu a mousse de doce leite?

A mousse é uma sobremesa tradicionalmente francesa que tornou-se mundialmente conhecida em diversas receitas. A versão mais popular é a de chocolate, pois foi a primeira versão criada.

Por volta do século 19, era normal misturar vários ingredientes à chamada “espuma” (feita de claras de ovos ou nata de leite), para dar mais sabor para receitas doces e salgadas.

Há uma série de teorias e histórias da origem da palavra mousse. Uma das mais interessantes conta que na Roma antiga havia uma mistura de mel com vinho chamada de muslum.

Após as mudanças do latim, a palavra virou mulsa e, tempos depois, transformou-se em Mousse, na França. A mousse significa algo leve e espumoso, mas com uma textura estável.

Desde a sua criação, houve diversas variações em sua receita. Hoje em dia, é possível preparar uma mousse a partir de vários ingredientes, sejam eles doces ou salgados, basta incluir claras batidas em neve ou creme de leite batido.

Esse é um prato mais leve que pode ser servido tanto como entrada, caso seja salgada, quanto como uma saborosa sobremesa, no caso das mousses doce. E, não esqueça que a mousse é servida sempre fria, em qualquer situação.

Caso tenha gostado deste conteúdo, não esqueça de compartilhar com os seus amigos e conferir outros posts como este em nosso blog!