Veja quais são as diferenças entre os tipos de ovos da linha premium e da linha tradicional

Neste conteúdo, vamos falar sobre os principais tipos de ovos disponíveis no mercado e também na Granja Ovos São Pedro. Além disso, também vamos explicar quais são as diferenças dos ovos da linha premium para os da linha tradicional. Boa leitura!

Tipos de ovos: linha tradicional

O ovo é um alimento rico em nutrientes e faz parte da alimentação de várias pessoas todos os dias. Assim, não importa o local onde você mora ou sua classe social, o ovo é um alimento universal.

Antes de falarmos sobre os ovos tradicionais da Ovos São Pedro, vamos responder uma pergunta que você já deve ter feito em algum momento da vida:

“Qual a diferença do ovo branco para o ovo marrom?”

Bom, a resposta em questão do valor energético ou preparo desses tipos de ovos, seria: nenhuma. Já em questão de origem, a explicação é básica: os ovos brancos são provenientes das galinhas de penas brancas e os ovos marrons, das galinhas com penas vermelhas – ou amarronzadas.

Principais benefícios do ovo tradicional

Neste tópico vamos abordar sobre os principais nutrientes que estão presentes nos ovos e porquê eles são importantes.

Mas para entender melhor sobre como e onde os ovos podem trazer benefícios práticos para a sua saúde ou rotina, leia este nosso outro conteúdo:

Benefícios do ovo cozido: conheça as vantagens que o alimento pode trazer para sua saúde

Vitamina A

A cada 100g de ovo (cerca de 2 unidades), há a presença de pelo menos 79mcg de vitamina A. Essa substância é essencial para auxiliar na visão, pois protege a córnea dos olhos.

E além de contribuir para manter a integridade e função das células da pele e das mucosas, também ajuda para o correto desenvolvimento do feto e por isso, é essencial para a alimentação de gestantes.

Cálcio

Os 42mg de cálcio encontrados a cada 100g deste alimento sobem para 49mg quando ele é cozido. Dentre os benefícios deste mineral, estão:

  • Fortalecer e dar estrutura aos ossos e aos dentes;
  • Permitir uma melhor contração muscular;
  • Manter o equilíbrio do pH sanguíneo.

Fósforo

Da mesma forma que o cálcio, o fósforo também ajuda na estrutura dos ossos e sua quantidade no ovo sobe de 164mg para 184mg quando o ovo é cozido e para 422mg quando é frito (a cada 100g do alimento).

Porém, mesmo que a quantidade de fósforo seja maior no ovo quando ele é frito, sua quantidade de colesterol também aumenta. Portanto, o mais recomendado para a saúde é consumi-lo cozido.

Proteínas e carboidratos

A quantidade de proteína é de 13g e de carboidrato é 1,6g a cada 100g do ovo, em média. Essa variedade de nutrientes faz com que o ovo se torne a melhor e mais barata opção de fonte de proteínas de alta qualidade. Por isso, vários atletas consomem-o em alta quantidade.

Leia também:
Validade do ovo: qual a maneira correta de conservá-los?
Conheça as boas práticas para um melhor armazenamento de alimentos perecíveis

Tipos de ovos: linha premium

Os tipos de ovos da linha premium, da Ovos São Pedro, se diferenciam pelo seu valor nutricional. Pois, além dos nutrientes contidos nos tipos de ovos tradicionais – os quais citamos anteriormente – eles também são enriquecidos com Ômega 3 e Vitamina E.

Principais benefícios

Ômega 3

Ômega 3 é um composto de ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosa-hexaenoico (DHA). Esses são ácidos graxos poli-insaturados e essenciais, ou seja, que não são produzidos pelo organismo e precisam ser adquiridos por meio de alimentos que contenham a substância.

Desta forma, os ovos da linha premium da Ovos São Pedro se tornam aliados perfeitos para uma alimentação rica em Ômega 3. Entre os benefícios que este ácido pode trazer, podemos citar:

  • Fortalecimento do sistema de defesa do organismo;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Estimulação do metabolismo lipídico;
  • Combate ao estresse.

Vitamina E

O enriquecimento do ovo com vitamina E, faz com que o alimento se torne ainda mais benéfico à saúde. Pois a qualidade antioxidante desta vitamina ajuda no combatendo aos radicais livres, protegendo as células do corpo e retardando o envelhecimento.

Tipos de ovos: codorna

O ovo de codorna é conhecido por muitos – mesmo que não comprovado – como um alimento afrodisíaco. Porém, seus benefícios vão além. O seu gosto é parecido com o do ovo comum de galinha, diferenciando-se principalmente pelo valor calórico (maior) e nutritivo.

Entre os benefícios do ovo de codorna, estão:

  • Ajuda a prevenir a anemia;
  • Assim como o ovo de galinha, aumenta a massa muscular;
  • Contribui para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis, por ser rico em vitamina B12.

Bom, estes são os principais tipos de ovos disponíveis no mercado e produzidos na Granja Ovos São Pedro. Recomendamos que leia agora sobre: Ovos pasteurizados: para que servem e por que vendê-los?